O fim da sacolinha

0
1



Os supermercadistas associados à Associação Paulista dos Supermercados (APAS) no Estado estão mobilizados com a campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco e investem em ações para chamar a atenção dos consumidores para o dia 25 de janeiro, data em que deixarão de ser entregues as sacolas descartáveis. “Quase 100% dos 1.200 associados já confirmaram a adesão à campanha. Além disso, a campanha foi lançada oficialmente em 120 municípios em todo o estado, com o apoio formal do poder público”, afirma João Sanzovo, diretor de Sustentabilidade da APAS.

 

Desde o início de janeiro, os supermercadistas começaram a expor nas lojas banners e cartazes informando os objetivos da campanha. “Somos contra a cultura do descarte. Queremos promover a conscientização da população sobre a importância do uso de sacolas reutilizáveis”, acrescenta Sanzovo. Como alternativa aos clientes, os supermercados irão oferecer, a preço de custo, sacolas biodegradáveis compostáveis e sacolas reutilizáveis, além de incentivar outras formas de transporte.

 

A data de 25 de janeiro – dia do aniversário da cidade de São Paulo – foi estabelecida por meio de um Termo de Cooperação assinado com o Governo do Estado de São Paulo em maio de 2011. Desde então, representantes da APAS tem percorrido o estado para angariar o apoio de prefeitos e autoridades locais. No dia 15 de dezembro, a APAS recebeu o apoio formal da prefeitura de São Paulo e, no mesmo dia, foi confirmada a adesão das três grandes redes – Grupo Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart. Outro apoio veio da rede Sonda, com 24 lojas na grande São Paulo.