O canal para quem respira cliente.

O futuro da telefonia fixa e móvel

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Durante painel no último dia da Telexpo, a Siemens defendeu a adoção do IMS (IP Multimedia Subsystem) como o principal caminho para a convergência entre fixo e móvel. Esta solução de convergência atua no ambiente de controle entres as infra-estruturas unificando a autenticação, a cobrança em uma rede comum com apenas uma única base de dados.
A plataforma multimídia permite, após sua implantação, agregar novos serviços com investimentos menores. Essa solução ainda auxilia as operadoras na fidelização de seus clientes, com oferta de novos serviços e, assim, aumento receita. Segundo Dr. Hermann Rodler, presidente da área Carrier Networks da Siemens para as Américas, Espanha e Portugal, comunicação por meio de voz hoje é a principal receita das empresas de telefonia, porém, serviços de dados têm grande potencial. “Até 2008, prevemos um crescimento na área móvel de 21%. Já na rede fixa, a utilização da internet deverá aumentar em 15% e, os serviços de dados, em 8%”, detalha. A receita para as operadoras de serviços, até 2008, devem passar de US$ 1,4 trilhão.
O IMS já está em teste em operadoras européias como France Telecom. Para a empresa, a plataforma contribuiu na integração das redes fixas e móveis, desenvolvimento de aplicações, protocolo SIP (comunicação em tempo real) em PCs e equipamentos de acesso de banda larga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima