O futuro já chegou

Faz tempo que a inteligência artificial habita o pensamento humano. Vários são os livros e filmes antigos que já dão conta do uso dessa tecnologia no dia a dia das pessoas. No entanto, o que era ficção vem cada vez mais se tornando uma realidade, com os grandes avanços nesse campo, como demonstrou João Eduardo Ferreira Neto, head de inteligência artificial do CPqD, em sua palestra na abertura do Meeting ClienteSA Benchmark, realizado ontem (07), em São Paulo.
Apontando para a evolução da tecnologia, ele comentou como da inteligência artificial já passamos para a machine learning, que é um subconjunto de técnicas de IA aliadas à processos estatísticos, e desse já fomos para o deep learning, um subconjunto de ML com uso de redes neurais de múltiplas camadas. “Todo esse movimento foi possível hoje em dia devido os algoritmos avançados, a capacidade computacional maior e a disponibilidade massiva de dados”, explica.
Em sua apresentação, Ferreira destacou também a presença da IA no relacionamento com cliente, indicando três frentes de utilização pelo mercado. Uma delas é de reconhecimento no mundo físico, gerando insights sobre a movimentação de pessoas e objetos em lojas. Além disso, com o deep learning, é possível ainda detectar o interesse e sentimento dos consumidores.
Outro uso comum é com os bots e assistentes virtuais, que estão em constante evolução para o atendimento de múltiplas interações, inclusive em diferentes canais, com a combinação de voz e texto. “Há bots que são altamente contextuais, que fazem a detecção do humor do cliente e com alta personalização a partir do histórico de relacionamento.” Ele comentou também que será comum ver bos conversando entre si para um maior aprendizado. “A evolução dessa tecnologia não vai parar.”
O especialista apontou também a aplicação da inteligência artificial como sensores sociais. A partir das informações disponíveis nas redes sociais, eles podem ser utilizados para tirar insights importantes. “Utilizando IA, a análise desses dados são correlacionados a outros, permitindo transformar informações em inteligência de negócio”, completou.

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O futuro já chegou!

Autor: Ariel Capone
Certamente, grande parte dos diretores ou gerentes de empresas possuem medidas de desempenho para vendas: quanto foi vendido na semana, no mês passado, no último trimestre. Mas poucos conseguem saber quanto não foi vendido no período por falta de melhores condições técnicas ou financeiras.  Ou quais vendas poderiam ser fechadas caso o vendedor tivesse mais informações sobre o produto, cliente e seu histórico comercial. Se pudesse tomar decisões como oferecer desconto ou consultar um banco de dados sobre algum detalhe ou funcionalidade do produto diante do cliente potencial.
Pense  o quanto seria desgastante dizer ao mesmo cliente que irá “enviar as informações assim que ele chegar ao escritório”, ou “mandar o link do vídeo de um produto para ver depois” ou “deixe-me verificar o preço e amanhã eu respondo” quando poderia fazer tudo isso em tempo real.
Uma das formas para aumentar a produtividade dos negócios – que representa um grande desafio a todas as empresas – é fazer com que a força de vendas tenha maior eficácia e agilidade nos contatos com o cliente. Como agravante, o uso pessoal da tecnologia evolui mais rápido do que no mundo dos negócios. Consequentemente, é o usuário que exige imediatismo e novas soluções no acesso à informação, um  fenômeno conhecido como “consumerização de TI”.
Entre as alternativas já existentes  para aumentar vendas destaca-se a nova ferramenta, denominada  Sales Navigation Tiles,  que tira partido das tecnologias móveis, computação em nuvem e redes sociais,  desenvolvida para rodar os principais sistemas operacionais móveis (iOS, Android) ou HTML5. Permite, portanto,  o uso de qualquer dispositivo – celulares e tablets móvel -, compatível com os modelos  mais utilizados e tecnologias atuais, sem que a empresa precise investir em novos softwares e hardwares. Consegue, assim,  colocar nas mãos da força de vendas uma arma mais poderosa para melhorar a experiência de compra do usuário  e fornecer a flexibilidade essencial para a negociação em um contextos de informação dinâmica.
Utiliza os materiais armazenados nos sistemas de gerenciamento de conteúdo, para acessar manuais, vídeos de produtos, atualizações de informações do cliente e as informações fornecidas pelo CRM,  para gerar o histórico do cliente, detalhes do produto, créditos, etc.A ferramenta integra as soluções de programaçao, compliance e capacitação. Permite que o dispositivo móvel funcione como uma ferramenta de treinamento e de controle sobre o conteúdo visualizado e os resultados das avaliações feitas pelo usuário.
Mais: considera a interação entre os usuários (vendedores), painel de instrumentos, e comunicações unificadas, de forma a poder integrar comunicação IP, serviços de mensagens instantâneas, intranet ou rede social colaborativa interna que a empresa usa normalmente, acessível diretamente a partir do dispositivo móvel, para alavancar as capacidades de voz, vídeo e mensagens específicas para esses dispositivos.
A funcionalidade de geolocalização, em áreas da saúde (LifeSciences/ Healthcare), por exemplo, é empregada para rastrear as pessoas, insumos ou equipes críticas envolvidas em uma cirurgia (como o instrumental que acompanha uma prótese em ortopedia). Isto permite a atualização em tempo real dos dispositivos móveis pessoais dos profissionais  diante de um possível reagendamento da cirurgia devido à falta de algum insumo crítico. Os cancelamentos ou adiamentos de cirurgias – em decorrência da falta de algum recurso crítico – são normais neste segmento. Desta forma, é possível antecipar, evitar o traslado de profissionais e reduzir a incerteza do paciente.
O uso da câmera serve para a leitura de códigos de barra do produto. Isto é muito útil para o controle e monitoramento de mercadorias em consignação. Por exemplo, no caso de um produto farmacêutico com data de validade próxima de expiração, o vendedor pode decidir quais retirar da prateleira ou estimular  a venda  para uso imediato. Também é útil para informar o vendedor sobre quais  produtos estão com estoques elevados ou reduzidos e, assim, determinar a melhor política de preços. A câmara pode também ser utilizada para aplicações de realidade aumentada para mostrar, por exemplo, a utilização de um produto visualmente mais atraente ao consumidor.
A ferramenta pode funcionar como um canal de comunicação com os clientes e comunidades. Por exemplo, os médicos oncologistas podem discutir, consultar e falar sobre sua experiência com o produto. 
Acostumem-se, é só o futuro que chegou às empresas.
Ariel Capone é vice-presidente do Grupo ASSA

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