A Associação Comercial de São Paulo realizou, em São Paulo, o Ciclo de Seminários Comércio Eletrônico para Micro, Pequena e Média Empresa, com o objetivo mostrar aos empresários o incrível potencial que a internet tem, capaz de mudar as perspectivas de suas empresas. O evento, que comemorou os 10 ano do e-commerce no Brasil, foi realizado em parceria com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e com o apoio de empresas ligadas ao mundo digital.
Para Sandra Turchi, superintendente de marketing da ACSP, a importância do e-commerce nos negócios cresce a cada dia. “Claro que depende muito do setor em que a empresa atua, porém, todas as empresas devem estar sempre on-line, conectadas, seja para comércio ou para uma conversa com o cliente”, afirmou. A ampla variedade de produtos, praticidade de comparação de preços, facilidades de pagamento, comodidade na hora da compra e as grandes ofertas são exemplos das vantagens que conquistam cada vez mais adeptos ao e-commerce, segundo a executiva.
Durante o evento, Márcio Aranha, superintendente geral da ACSP, e Gerson Rolin, diretor executivo da Camara-e.net, assinaram um acordo de colaboração que tem o objetivo de incentivar a adoção do comércio eletrônico pelas empresa de pequeno e médio portes. Dentro disso, Eraldo Ricardo, gestor do Sebrae, apresentou a Bolsa de Negócios, que permite às micro e pequenas empresas fazerem negócios por meios digitais. O serviço é um banco de dados eletrônico no qual a empresa cadastra a oferta ou procura o que necessita e o sistema faz o cruzamento automático das oportunidades cadastradas.
Já Romero Rodrigues, presidente do Buscapé, falou sobre as fusões e os lançamentos do site, mostrando como os sites de venda e compra devem se manter para alcançarem o sucesso. “Para se ter uma empresa on-line de sucesso é preciso manter-se sempre conectado, 24h por dia, acompanhar os caminhos que o usuário faz no site, ouvir os clientes e principalmente, fazer a divulgação do site”, afirmou. Rodrigues disse ainda que ter uma identidade visual do produto é essêncial para a realização de uma compra.
O portal Uol marcou presença com duas ferramentas: o Uol Host, que é uma loja on-line, e o PagSeguro, que incapsulou todas as ações da loja, sendo uma ferramenta de transações on-line do Uol que oferece segurança a compradores e vendedores. O evento também trouxe também apresentações do Google com o uso da ferramenta AdWords, para anuncios de sites, a Visanet com o Verified by Visa, que é o pagamento via Internet, e a Fcontrol que mostrou como prevenir fraudes em vendas on-line.