Pesquisa recente da Cisco sobre a experiência do consumidor (Cisco Customer Experience Report) do setor automotivo revela a importância do uso da tecnologia, desde o processo de escolha e compra, à manutenção e à direção do veículo. Os consumidores estão usando mais as mensagens de texto, telefone, websites e dispositivos com comunicação embarcada para se conectarem com montadoras e revendedoras. Os resultados ainda mostram que aproximadamente a metade (47%) dos consumidores globais valoriza a reputação da marca na adoção da tecnologia ao comprar um veículo.
Globalmente, os consumidores estão ansiosos por ver mais mudanças de transporte na customização, segurança, tempo e economia de custos. Brasil, China e Índia se mostram significativamente mais dispostos a oferecer informações sobre hábitos de direção, em troca de eficiência em custo e tempo, e demonstram ter mais confiança em veículos sem motorista.
O estudo pesquisou mais de 1.500 consumidores em 10 países: Alemanha, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Reino Unido e Rússia.
– A maioria dos consumidores começa seu processo de aquisição de automóveis online: 83% dos consumidores globais preferem pesquisar informações sobre um carro online, contra apenas 17% de consumidores que preferem telefonar ou ir a uma concessionária.
– Confiança no website do fabricante: 61% usam websites de fabricantes ao fazerem pesquisas para comprar um carro.
Os consumidores querem uma maneira mais automatizada de monitorar custos de manutenção do carro
– O impacto do preço do combustível na experiência do cliente: 52% dos consumidores querem monitorar o preço do combustível a partir de um veículo. Esta foi a prioridade máxima, comparada a 46% dos consumidores que querem monitorar preços de seguro, 35% que gostariam de monitorar disponibilidade de assistência automotiva em estradas e 32% querendo monitorar informações de recall.
– Monitorar custos de manutenção do automóvel: A demanda dos consumidores por monitoramento de custos de operação do veículo representou 62% dos consumidores afirmando que comprariam um dispositivo projetado para mantê-los no controle de seu orçamento mensal para combustível e manutenção automotiva.
Os consumidores estão dispostos a trocar informações pessoais por customização, segurança e economia
– Seguro/manutenção mais baixos: 74% permitiriam o monitoramento de seus hábitos de direção a fim de economizar em seguro ou manutenção ou custos de serviços.
– Mais segurança pessoal: 60% forneceriam informações biométricas como impressões digitais e amostras de DNA em troca de segurança personalizada ou segurança do carro.
– Carro customizado: 65% compartilhariam informações pessoais como altura/peso, hábitos de direção e preferências em entretenimento se isso levasse a um veículo e experiência de direção mais customizados.
Confiança do consumidor em veículos automatizados ou não pilotados
– Veículos não pilotados: Mais da metade dos consumidores globais (57%) afirmou que provavelmente andariam em um carro totalmente controlado por tecnologia que dispensa um motorista humano. Os consumidores mais confiantes a este respeito são do Brasil, com 96%, Índia, com 86%, e China, com 70%.
– Crianças a bordo: A confiança dos consumidores caiu para 46% quando perguntados se permitiriam que seus filhos andassem em veículos não pilotados, mas os brasileiros permanecem confiantes, com 92% afirmando que deixariam seus filhos em carros automatizados sem motoristas.
– Os consumidores menos propensos a este respeito são do Japão, França e Alemanha, onde apenas 6% permitiriam que seus filhos andassem em um veículo não pilotado.