Hoje, cada vez mais, investir em diferencial de mercado é um ponto crucial para as empresas. Inseridas em um ambiente competitivo, independente do setor que pertençam, elas têm que lidar com concorrentes diretos e indiretos pela atenção do cliente. Por essa razão que muitas empresas estão sempre atentas às novas tendências do mercado, a fim de conseguirem superar as expectativas do público e lhes oferecer uma experiência única, que será um fator importante para a conquista da atenção, na geração de novos valores com a marca e, inclusive, resultando na fidelização. Uma das novidades nesse sentido é o live marketing.
Tal estratégia, como o próprio nome indica, consiste em ações e campanhas na qual proporciona integração, envolvimento e experiências entre marcas, produtos e serviços e clientes e realizado ao vivo. Um exemplo é a Chilli Beans, pois, segundo explica o próprio criador da marca, Caito Maia, o fato do cliente poder experimentar todos os produtos na loja, fotografar-se e enviar suas selfies nas redes sociais, faz com que a experiência de compra seja diferente de outras lojas. “Não há regras, é para todo mundo ficar à vontade mesmo. Nossa loja propõe uma experiência de marca”, conta.
O resultado disso, de acordo com ele, é a criação de uma relação mais próxima, em que os clientes criam uma conexão e, até, um sentimento pela marca. “Hoje, podemos dizer que somos a marca de varejo que, mais que consumidores, tem Chilli Lovers. É um motivo de orgulho.”
O executivo explica que o live marketing é uma estratégia que faz sentido com a proposta criada pela marca. Desde o início, todas as ações da empresa foram voltadas à interação e contato das pessoas, sejam clientes ou colaboradores. “A inovação e a diferenciação passa pelo quanto você é capaz de sensibilizar e comprometer as pessoas”, adiciona. E, justamente, voltando à questão da concorrência acirrada, criar ações do tipo podem ser vitais para a sobrevivência de uma marca.
Outra ação citada por Maia foi o evento Superdose Chilli Beans. Nesse ano, ele aconteceu a bordo de um cruzeiro, no teatro do navio. “Durante o dia, são apresentadas as novidades e coleções que virão, ao longo do ano. Mas esqueça as apresentações tradicionais”, diz. Isso porque, para mostrar a coleção feita em parceria com a Swarovski, por exemplo, foi apresentado um balé. Ou, então, a coleção Beatles foi mostrada junto com um coral gospel. “Não há um que passe intocado durante nossa Superdose. De maneira geral, sai todo mundo de lá com uma motivação monstro, de fazer acontecer”, finaliza.