O livro dos cinco anéis

0
15


Miyamoto Musashi (1584-1645) foi um dos maiores samurais da história do Japão. Capaz de lutar manipulando duas espadas simultaneamente, Musashi desenvolveu o estilo Niten Ichi Ryu (que significa, literalmente, “duas espadas, um céu”). Os ensinamentos do samurai aos discípulos resultaram no tratado de estratégia “O Livro dos Cinco Anéis – Gorin No Sho”.

Logo na introdução, Musashi adverte que este não é um livro comum: “Para escrever esse livro, não vou me orientar pelas leis de Buda nem pelos ensinamentos de Confúcio. Tampouco tomarei por base crônicas das antigas guerras ou manuais de tática militar”. Musashi desenvolveu um livro onde a leveza zen se encontra com a força do guerreiro.

Base do pensamento japonês moderno, o livro desvenda psicologicamente a postura oriental, segredos como a inabalável prontidão e o incansável treinamento que marca o espírito, tanto do samurai quanto do trabalhador japonês. Dividido em cinco Livros – da Terra, da Água, do Fogo, do Vento e do Vazio – a publicação traz ensinamentos tanto para o guerreiro quanto para o executivo que procura triunfar dentro do próprio campo de ação.

Escrito a partir da própria experiência do guerreiro – Musashi foi invencível por mais de 60 batalhas – O Livro dos Cinco Anéis ganha edição bilíngüe especial, traduzida diretamente do japonês e revisada pelo sensei Jorge Kishikawa, e também conta co prefácio do sensei Gosho Motoharu, nono mestre sucessor do Niten Ichi Ryu no Japão.

Fiach Técnica
Título: O Livro dos Cinco Anéis
Autor: Miyamoto Musashi
Tradutor: Dirce Miyamura
Editora: Conrad
Número de páginas: 248
Preço: R$ 48,90