O mal-estar da globalização

0
18

Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo é, no meio acadêmico, uma grande referência para o pensamento econômico, a ponto do Biographical Dictionary of Dissenting Economists o colocar entre os cem economistas heterodoxos mais importantes do século XX. No entanto, é um autor também conhecido por um público mais amplo, que o acompanha através de seus artigos em veículos da imprensa nacional. Nesta coletânea, que reúne alguns de seus escritos entre 1996 e 2003, fica evidente a convergência de um estilo leve e claro, próprio da prosa jornalística, com rigor e densidade.
Esta transparência do tratamento dado a questões complexas revela-se tanto mais relevante quando observamos quais são os itens abordados por Belluzzo. “Ensaios sobre o capitalismo no século XX” está estruturado em quatro partes. Começa analisando a história do capitalismo, abordando temas como a reestruturação capitalista promovida pelo estado nazista, a visão do mercado sobre direitos sociais e outras inflexões históricas do capitalismo no século anterior. Na segunda parte, intitulada “o mal-estar da globalização”, reflete sobre as alterações recentes do modo de produção capitalista e as relações entre democracia e capitalismo, investindo contra o pensamento hegemônico que tomou conta do debate econômico.
Volta então, na terceira parte, sua atenção para os autores críticos do capitalismo, enfocando Keynes, Marx, Polanyi, Hobson e Gray. Assim, ao destrinchar a história do capitalismo e ao pensar criticamente seu atual momento, Belluzzo destoa do chamado pensamento econômico dominante que não vê alternativas ao modelo financeiro estabelecido globalmente nos anos 90, a partir do Consenso de Washington. Ensaios sobre o capitalismo no século XX constitui uma rica fonte de reflexões para todos que procuram compreender a dinâmica capitalista atual e as possibilidades de se reinventar uma “ordem econômica que combina liberdade, igualdade, fraternidade e eficiência”.
Ficha Técnica
Título: Ensaios sobre o capitalismo no século XX
Autor: Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo
Editora: Unesp – www.editoraunesp.com.br
Número de páginas: 239
Preço: R$ 25