CEO da Motivare fala das transformações na sociedade que impõem a prática de um marketing do propósito para encantar o cliente
No atual momento de transformação cultural que estamos vivendo na sociedade, há algumas premissas que são fundamentais ter em mente quando se fala de marketing de experiência, pensando principalmente no papel do profissional da área. Uma delas é que ter uma equipe sólida, formada por valores, lideranças e times inclusivos, faz com que o discurso das marcas seja mais autêntico e representativo da sociedade em que estão inseridas. Outra premissa é que apesar dos dados serem muito importantes, a excessiva concentração neles pode inibir a inspiração para o risco de criar algo novo. Enfim, é preciso unir tecnologia com conexão emocional, tirando o propósito do papel, para levar ao encantamento do cliente, que engaja e garante o sucesso da marca, conforme detalhou Alain S. Levi, CEO e fundador da Motivare, hoje (19), na 1073ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Começando sua trajetória de empreendedor mais de 30 anos atrás, Alain desenvolveu desde cedo a teoria dos “três tesouros”. Ele entende que, para encantar os clientes, precisa primeiro encantar os próprios colaboradores, depois, respeitar e engajar os fornecedores e, por fim, o cliente, que é impactado por um turbilhão de encantamentos. “Para o cliente ter sempre razão, ele precisa primeiramente ser inspirado e encantado com nossos projetos de experiências engajadoras. Três décadas depois, a Motivare continua aqui, sobrevivendo e crescendo, apoiada em nossos valores de encantamento do cliente.”
Instigado a falar das transformações na sociedade, que propiciam o marketing de experiência, o executivo explicou que estamos saindo da ótica do capitalismo selvagem para uma visão mais consciente, na qual o empresário, o líder, o profissional de marketing tentam trabalhar mais em equipe, pensar mais no todo, conseguindo uma venda que cause impacto positivo – e não destrutivo. Segundo Alain, o profissional de marketing está desafiado a entender quem é o novo consumidor e os novos formatos de distribuição das suas mensagens. “Hoje, coexistem no mercado múltiplas gerações que inviabilizam e derreteram os ‘4 Ps’ do marketing e a comunicação massiva que existiram durante longo tempo. Então, para os nossos clientes que desejam vender um produto ou um serviço, estamos tentando decifrar esse novo código, enfrentando mercados ainda dominados por ‘dinossauros’, totalmente voltados apenas para o lucro imediato, e que não querem largar o osso.”
Para o CEO da Motivare, é preciso se inspirar em muita coisa positiva que vem acontecendo e avançando pelo mundo. Citou, como exemplo, a campanha “Real Beleza”, lançada há 20 anos pela marca Dove da Unilever, que resolveu enfrentar a situação então vigente, empoderando as mulheres. “Trouxe para o marketing a sua verdade, seu propósito, em uma campanha que funcionou. Uma grande quantidade de corporações estão pensando em como realizar isso, trazendo para seu DNA. Mesmo porque um outro fenômeno que observamos é que não existe mais o produto e a campanha de marketing em separado. O produto carrega uma verdade que fala por si mesmo na forma como a informação é distribuída hoje em dia. Por isso, os profissionais de marketing precisam ser também produtores de conteúdo.”
Em cima disso, o executivo comentou que a Motivare está próxima de conquistar a certificação do Selo B, concedido às empresas que se destacam em práticas sustentáveis e éticas. “Honra muito difícil de se obter porque tem que provar que não está agindo apenas no discurso.”
Após detalhar o momento da virada do marketing de experiência no pós-pandemia, quando a Motivare navegou na contramão, investindo nos valores que iriam brotar dali, ele detalhou como atualmente a ativação e os patrocínios se misturam com os públicos nos eventos, levando a marca a se manifestar na experiência não mais apenas em um cartaz ou em um grande painel de led. O executivo respondeu ainda questões da audiência sobre seu livro “Marketing sem Blablablá”, criticou o “culto aos dados”, que pode levar ao medo de correr risco em não lançar o novo, além de passar por outros temas.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1072 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA voltará com o Sextou, que debaterá o tema “Jornada de consumo: O papel da mídia OOH na experiência com as marcas”, reunindo Marcelo Pacheco, CSO da Eletromidia, João Binda, diretor comercial da JCDecaux, e Paula Carvalho, diretora de negócios Sell Side e New Business da Kantar Ibope Media.