O perfil do consumidor latino

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Otimista, divertido e comunicativo, mais interessado nos valores humanos do que nos valores materiais, preocupado com a imagem e bem estar, racional na hora de comprar e usuário cada vez mais constante da Internet como canal de compra e fonte de informações. Assim é o “eConsumidor” latino, apontado pelo eCConsumers, estudo realizado pela consultoria eCMetrics. A pesquisa aborda os hábitos, atitudes e perfil do consumidor na América Latina e Ibéria. No total, foram mais de quatro mil consumidores entrevistados.

As compras on-line ganham espaço na vida do consumidor. Apenas dois homens e três mulheres de cada 10 entrevistados disseram que ainda não realizam compras pela Internet. Porém, mais de 40% se consideram “heavy users” da web. E ao tomar a decisão de compra de um produto, o eConsumidor primeiro avalia características, compara preços e qualidade, antes de decidir a compra. A marca aparece em segundo lugar como fator de decisão de compra.

Sony, Microsoft e Nokia são as marcas de tecnologia mais valorizadas, tanto por homens como por mulheres. O Google é a principal ferramenta de busca utilizada pelos latinos. Com relação a marcas de automóveis preferidas, os brasileiros se diferem dos demais latinos e espanhóis. Enquanto os primeiros preferem Chevrolet, Mercedes e Audi, os demais preferem a BMW, seguida pelas demais marcas.

As mulheres são mais otimistas do que os homens (81%, contra 77%), e crêem que 2007 será um ano melhor. Em geral, os latinos são mais esperançosos do que os ibéricos: 8 de cada 10 latinos vêem um futuro melhor. Entre os espanhóis, esse número se reduz a 6 de cada 10.