Após realizar uma uma análise do cenário macroeconômico brasileiro, a Mastercard identificou que o segmento de alta renda (superior a R$ 4,5 mil) representa 3% da população brasileira e 42% de toda a receita dos cartões de crédito. Os dados são parte do Projeto Insights da Mastercard, que procura ajudar os bancos emissores de seus cartões no incremento dos resultados. A segunda edição do estudo identifica comportamentos e hábitos da alta renda.
A pesquisa identificou que a expectativa dos consumidores de alta renda é que as marcas de luxo proporcionem produtos de alta qualidade, atendimento personalizado e inovação. “As instituições financeiras devem entender as atitudes e comportamentos do segmento de alta renda. Essa análise permite a segmentação dos clientes de acordo com seus interesses, o que pode ajudar bancos a desenvolver soluções relevantes e identificar os canais de marketing apropriados para abordar esse público”, afirma Rogério Bonfiglioli, vice-presidente de B2B Marketing para a Mastercard na América Latina e Caribe.
O estudo avalia que, com a competição no mercado financeiro, os bancos brasileiros precisam articular e entregar produtos com propostas de valor, que atendam às crescentes expectativas dos diferentes tipos de consumidores de alta renda. Dessa forma, é possível desenhar e renovar produtos e soluções cada vez mais focados nos anseios destes clientes.