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O que o marketing pode aprender com o futebol?

Autor: Edson Barbieri
Falar em futebol automaticamente nos remete a tardes de domingo ou noites de quarta-feira carregadas de adrenalina, seja em estádios ou mesmo no sofá de casa. Mas por trás desse sentimento todo, mais do que uma paixão nacional, existe um esporte que se tornou hoje uma das “marcas” mais importantes no Brasil, acumulando fãs leais por todo o país e movimentando bilhões nas indústrias de mídia e entretenimento.
Com mais fãs do que nunca, e com um suporte tecnológico cada vez maior, é certo que a indústria do futebol pode maximizar suas oportunidades de ganhos em 2014. Com a iminência da Copa do Mundo, smartphones, mídias sociais e o compartilhamento instantâneo de fotos e vídeos prometem potencializar o espetáculo, ampliando a forma como interagimos e compartilhamos essas experiências.
Analisando o futebol como uma marca de sucesso, podemos extrair algumas lições valiosas de marketing. Veja abaixo algumas dicas que mostram como as estratégias adotadas para engajar o público e conseguir fãs leais também podem ser um diferencial de sucesso no mundo corporativo.
Gerencie os jogadores

Um treinador tem diversos jogadores em sua equipe, mas deve escolher apenas os 11 atletas melhores qualificados para cada jogo. Os jogadores estão para os treinadores assim como as mídias sociais, o e-mail, o celular e as ações na web estão para os profissionais de marketing. No marketing digital, para conseguir fazer um gol é necessário ter a combinação perfeita entre mensagem e o canal utilizado para atender as necessidades do público.
Entretenha o público

Seja no início da partida, durante o intervalo, ou faltando apenas dois segundos para o fim do jogo, o jogo de futebol continua mantendo a multidão entretida. Por isso, para se tornar uma marca atraente, desenvolver um conteúdo personalizado e interativo é fundamental. Mesmo que a sua marca não forneça produtos ou serviços que tenham um apelo mais descontraído como um jogo de futebol, você pode descobrir maneiras diferentes de entreter a sua base de clientes através de cada e-mail, tweet ou qualquer outra forma de contato.
Integre os fãs à experiência

Sucesso nos Estados Unidos e no Reino Unido, o Futebol Fantasia – que permite aos fãs montarem o seu time ideal com jogadores de verdade para competirem em campeonatos virtuais -, já conta com quase 30 milhões de jogadores. Integrando os fãs à experiência do futebol, os times conseguem um público muito mais animado para assistir aos jogos durante as temporadas. Para desenvolver significativas relações 1:1 com a sua marca, é importante proporcionar aos clientes a capacidade de criar e gerenciar o seu próprio conteúdo, ou ainda contribuírem com idéias para serem utilizadas no desenvolvimento de novos produtos e melhorias dos existentes.
Esteja onde os fãs estão

O futebol está hoje em todos os lugares, seja nos jornais, nas revistas, nas mídias sociais ou mesmo estampado em camisetas nas ruas. Faça com que sua marca também esteja nos locais onde o seu cliente está. Para isso, entenda melhor as preferências dos seus consumidores e as utilize. Ofereça a eles a possibilidade de se conectarem com a sua marca através dos canais que eles mais utilizam, ou você certamente perderá espaço para quem já está lá.
Edson Barbieri é VP e General Manager da Salesforce ExactTarget Marketing Cloud, e vice-presidente da ABEMD, Associação Brasileira de Marketing Direto.

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