O que podemos esperar?



Apesar do crescimento da economia brasileira nos últimos anos, o mercado ainda fica com um pé atrás quando se fala do futuro do País. Muito se deve às noticias sobre a crise na Europa e os Estados Unidos que ainda não conseguiu retomar seu antigo vigor. Porém, o bom momento vivido pelo Brasil deve permanecer, segundo mostrou Flavio Estévez Calife, economista da Boa Vista Serviços, no terceiro painel do XI Encontro com Presidentes, realizado ontem (22), em São Paulo. “Há desafios e indefinições, mas devemos manter o crescimento”, afirmou.

 

Em relação ao mercado externo, o economista reforçou que o cenário não é bom. “Temos a Zona do Euro com dificuldades, a China com um crescimento já não tão vigoroso e os Estados Unidos com constantes ajustes”, apontou. Já no Brasil, Calife prevê a indústria retomando o crescimento e o varejo sustentando a economia. “Um ponto importante no cenário nacional é que o Governo já vem investindo em ações para aumentar a competitividade. Esse é o novo foco dele”, comentou.

 

O economista também traçou um cenário do mercado de crédito no Brasil, que nos últimos anos registrou crescimento de 20% ao ano. De acordo com ele, esse cenário não deve se repetir, porém o crédito continuará a manter o consumo aquecido. “Ainda há um enorme potencial de evolução quando comparamos com outros países”, decretou Calife, acrescentando que apesar da preocupação do mercado com a alta da inadimplência, a perspectiva é de queda para o próximo ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima