O que quer o cliente de caminhões?

A marca preferida entre os consumidores do segmento de caminhões é a Mercedes-Benz, citada por 32% dos entrevistados. Em seguida, aparece a Volvo, com 19%, a Volkswagen (18%) e a Scania (17%). Ford, Iveco, Hyundai e International tiveram a preferência de 5%, 4%, 3% e 1%, respectivamente. Entre os motivos de admiração da marca, o principal é a história da marca (47%). O melhor motor é o segundo (25%), seguido por design e acabamento (21%) e melhor preço (16%). A pesquisa foi feita pelo MercadoLivre Classificados, que ouviu 25 mil internautas.
Já entre os motivos de compra de um caminhão, o estado geral de conservação do veículo foi o item mais citado na pesquisa (76% de menções). Seguido pela disponibilidade de peças no mercado (72%); preço (61%) e a potência do motor (59%). Marca, quilometragem, valor de revenda e equipamentos e acessórios foram também apontados com 53%, 49%, 50% e 39%, respectivamente. Em relação ao valor a ser investido para trocar ou comprar um caminhão, a maioria (55%) aponta que irá investir de R$ 51 mil a R$100 mil; 31% entre R$ 101 mil e R$ 200 mil; 9% entre R$ 201 e R$ 300 mil e 4% acima de R$ 300 mil.
“Esta pesquisa mostra a diferença entre admirar uma marca e comprar uma marca”, afirma Caio Ribeiro, diretor do MercadoLivre Classificados. “A compra de um caminhão é uma decisão bastante racional: o que vale é o custo-benefício, o que inclui a potência do motor. Este último fator (o motor), aliás, se mostrou estratégico na pesquisa: foi o único que apareceu bem mencionado tanto como motivo de admiração quanto de compra”, completa.
Pesquisar sobre as marcas e modelos e comparar preços são os principais motivadores dos respondentes para usarem a Internet no processo de compra ou venda de um caminhão, com 96% de citações cada.  A busca por lojas/agências e por pessoas físicas também teve 89% de citações. Além disso, 95% apontam a experiência de comprar/vendar/buscar na internet como muito positiva ou positiva. Já 49% afirmam utilizar as redes sociais para maximizar as vendas de seus caminhões e 39% também comunica a familiares, amigos e pessoas próximas. Dos entrevistados, 46% já utilizaram o MercadoLivre para anunciar, comprar ou pesquisar sobre um caminhão. 

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