O que querem os clientes de lavanderia?

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Existem três fatores fundamentais para que clientes do setor de lavanderia, seja ele pessoa física ou jurídica, escolham seu prestador de serviço: qualidade nos serviços, excelência no atendimento e preço. É o que apresenta a pesquisa investida pela Sindilav, Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo, e feita pela Omni Marketing. Ao todo, foram ouvidas 505 pessoas na Grande São Paulo, sendo 300 físicas e 205 jurídicas. “O Sindilav sempre destacou a importância do planejamento estratégico para os negócios de lavanderias, ressaltando que o conhecimento sobre o setor é fundamental para que os empresários tracem planos, metas e objetivos concretos”, afirma José Carlos Larocca, presidente do Sindilav.
  
– O índice de satisfação geral dos usuários com a última experiência em lavanderias é de 73% – mesmo índice de satisfação com prazo de entrega. Além disso, as mulheres estão mais satisfeitas que os homens; 
 
– 94% dos entrevistados afirmam que o prazo combinado foi cumprido;
 
– A relação custo x benefício do serviço foi o item que alcançou menor índice de satisfação: 64% entre entrevistados PF e 70% entre os PJs. Este é o item de maior impacto na satisfação dos usuários e um dos principais drivers para escolha de um serviço de lavanderia;
 
Pessoa Física
 
– Proximidade da residência e indicação de pessoa conhecida são alguns dos principais fatores valorizados por este público; 
 
– 64% dos clientes PF utilizam a entrega em domicílio. Já 30% usam esse serviço apenas para receber a peça após o serviço, pois preferem levá-la pessoalmente na loja. Sem contar que 84% não utilizam o serviço, pois têm o hábito de lavar suas próprias roupas. Mas 50% desses não-usuários de lavanderia são clientes em potencial: estariam dispostos a usar o serviço para roupas pesadas ou que necessitassem de cuidados especiais; 
 
– R$ 8,00 é o preço que 36% dos usuários estariam dispostos a pagar para lavar e passar camisas; o índice sobe para 38% se esse valor se referisse ao serviço de lavar e passar calças. Dos não-usuários, 60% pagariam R$ 5,00 para lavar e passar uma camisa e R$ 8,00 no caso de uma calça. O valor sobe para até R$ 12,00 quando a peça em questão é um blazer.
 
Pessoa Jurídica
 
– Pontualidade e pós-venda são os principais atrativos; 
 
– Das PJs, 44% utilizam o serviço de lavanderia são do segmento de Bares e Restaurantes, 84% são indústrias que têm mais de 100 funcionários;
 
– 58%  usam os serviços de lavanderia diariamente;
 
– 31% dos clientes PJ escolheram a lavanderia com a qual trabalham com base em indicação;
 
– O serviço de lavanderia mais usado por PJs é o de lavagem/higienização de roupa de cama, mesa e banho (75% do total);
 
“Os dados mostram que existem oportunidades de negócio interessantes no setor e que os aspectos que devem ser monitorados mais de perto pelos empresários são qualidade do serviço, relação custo x benefício, pontualidade na entrega e bom atendimento”, avalia Larocca