De acordo com estimativas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Camara-e.net), em parceria com a consultoria e-bit, o Dia das Mães deve movimentar R$ 93 milhões, de 23 de abril a 08 de maio, o que representa um crescimento de aproximadamente 30% em relação a 2004, quando o faturamento esteve na casa dos R$ 72 milhões.
“Nessas épocas, além do aumento das vendas on-line, também cresce a utilização da Internet no processo de formação da decisão de compra, ainda que ela não seja realizada eletronicamente”, comenta o diretor executivo da Camara-e.net, Cid Torquato.
Um dos fatores que deve impulsionar as vendas do período são os produtos coqueluche para o Dia das Mães, considerado o “segundo natal” do varejo. A procura por artigos característicos como flores, perfumes e eletrodomésticos tende a aumentar nas duas semanas que antecedem a data. Na lista dos produtos mais buscados, cosméticos e refrigeradores já estão aparecendo mais na busca dos internautas, segundo Thiago Lobão, gerente de marketing do Buscapé. Além disso, é notada a crescente procura por câmeras digitais, que também prometem uma boa performance de vendas.
Para Thiago, o produto que promete ser a vedete deste ano é o celular. “Um grande número de consumidores espera a data para trocar de aparelho, aproveitando as já tradicionais super promoções de operadoras e fabricantes”.
Já o diretor de TI da Livraria Saraiva, César Groh, aposta nos títulos de CD e DVD, campeões do ano passado, e em livros. Também são esperadas boas vendas de eletrodomésticos, DVD players, televisores e produtos de fitness. “Esperamos um crescimento de mais de 20% em relação ao Dia das Mães do ano passado. Ofereceremos um brinde para as mães nas compras acima de R$ 150,00, além de diversas ofertas”, afirma Groh.