A experiência que a loja física pode proporcionar ao cliente é importante, mas isso não assegura a decisão de compra. Hoje o consumidor utiliza o smartphone dentro da própria loja para comparar preços, prazos e outras condições. Esse comportamento do consumidor, chamado showrooming, já é muito acentuado nos Estados Unidos, e começa a sinalizar a tendência no Brasil. “Temos uma nova geração que já nasceu em meio à tecnologia, e este novo consumidor vai utilizar estes recursos mais facilmente. O grande desafio é trazer o momento de decisão para a loja, fazer com que o cliente feche a compra no ato, não dar oportunidade de sair sem que ele faça um ótimo negócio”, afirma Luis Guilherme Campos Santos, gerente geral de relacionamento com o cliente da Dicico.
Apesar disso, ainda existem fatores que fazem com que os clientes optem pelas lojas físicas. Mesmo que a comodidade da internet de comprar em qualquer lugar seja um diferencial, existe a questão do prazo para a entrega da compra. Os pontos de vendas são os escolhidos se o consumidor tiver pressa de adquirir o produto. “Na Dicico, a loja física ainda é o canal favorito dos clientes, aqui ele pode ver e tocar os produtos, tirar suas dúvidas com nossos vendedores especialistas, negociar preço e até mesmo levar a mercadoria pra casa na hora”, conta o gerente.
Na visão de Luis, é necessário investir em multicanal para que os clientes vejam que a marca está onde ele está. Com essa aproximação, a empresa vai proporcionar um relacionamento no formato que o consumidor deseja e é uma boa oportunidade para conquistar mais clientes. “Acompanhar os avanços que as novas tecnologias proporcionam é um fator importante para oferecer uma experiência positiva, que supere as suas expectativas nestes canais on-line, que é sem dúvida um grande desafio”, diz.