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O uso da Internet nas empresas

O uso de computadores nas empresas continua praticamente universal, indicando um alto nível de informatização do setor privado no Brasil, com 47% dos funcionários das companhias usando computadores. É o que mostra a TIC Empresas 2006, Pesquisa sobre o Uso das Tecnologia da Informação e da Comunicação no Brasil, realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br – NIC.br, entidade civil sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br. Realizado entre os meses de julho e novembro de 2006 em todo o território nacional, o estudo apresenta os números levantados em empresas com 10 funcionários ou mais, listadas na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Segundo o levantamento, o uso de redes de computadores também é bastante disseminado. A infra-estrutura está presente em 91,9% das empresas, sendo que 87,1% possuem redes lan com fio; 39,3% têm intranet; e 20,4% extranet; e 17,4% possuem redes lan sem fio. Em 2006, 35,6% das empresas informaram possuir sistemas para gerenciar realização e recepção de pedidos; 30% utilizam pacotes ERP e 48,4% aplicativos CRM.
A novidade da pesquisa em 2006 é a inclusão de indicadores sobre empresas que contratam especialistas em TIC, ou seja, profissionais com habilidade de desenvolver, instalar, operar, dar suporte e gerenciar sistemas. 16,7% contrataram pessoas com essas características nos últimos 12 meses. “Os percentuais não foram maiores porque 28% das empresas encontraram dificuldades ligadas ao recrutamento. Os principais motivos para as dificuldades são a falta de qualificação, que representou 83,9% das declarações, e a falta de experiência profissional no ramo, com 64,4%”, explica Mariana Balboni, gerente do CETIC.br.
Além da contratação de especialistas em TIC, 17,6% das empresas recrutaram ou tentaram recrutar pessoas com habilidades em TIC, ou seja, profissionais com capacidade para o uso efetivo de ferramentas de software genéricas. Neste caso, a dificuldade para preenchimento de vagas foi ainda maior: 42,3% das empresas afirmaram ter enfrentado problemas. O principal desafio foi a falta de candidatos com habilidades ligadas ao uso do computador e hardware (59,8%), seguida pela ausência de profissionais com conhecimentos em software (52%), e pela carência em capacitação para o uso da Internet (44,5%).
Uso da Internet – A grande maioria das empresas que tem computador utiliza a Internet (94,8%) e 38,8% de seus funcionários têm acesso à rede. “No entanto, apenas 48,8% das empresas pesquisadas possuem website, e pouco mais da metade já utilizou a rede para compras (52,1%) e para venda de produtos e serviços (50,2%), o que mostra que ainda há muito a ser feito para que o potencial das tecnologias da informação e da comunicação seja absorvido pelo setor produtivo brasileiro”, afirma a gerente do CETIC.br.
Dados relacionados ao tipo de acesso mostram que 88,8% possuem conexão por meio de banda larga. Enviar e receber e-mails é a atividade mais freqüente, com 97,7%. A busca de informações (92,4%) e os serviços bancários e financeiros (80%) aparecem logo em seguida. 83% das empresas utilizam a Internet para interagir com órgãos públicos.
Em segurança, o principal recurso utilizado é o antivírus (98,13%), seguido pelo backup de dados críticos à operação da companhia (70,4%), do uso de software anti-spyware (66,4%), firewall (63%), e antispam (55,3%).

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