A Oi, operadora móvel da Telemar, contratou a RBS Direct, braço de marketing direto do grupo de mídia RBS, para desenvolver projeto de análise de mercado no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa prevê a identificação, em cada uma das regiões intra-urbanas definidas, o perfil e do comportamento de uso dos consumidores de telefonia móvel e fixa, bem como o potencial de mercado existente em cada uma delas para telefonia celular.
Segundo o diretor de marketing da Oi, Alberto Blanco, a análise auxiliará no direcionamento de ações mercadológicas específicas para cada região e na orientação em relação à estratégia de canais. Entre as informações levantadas pela análise da RBS Direct estava o perfil sócio-demográfico e o estilo de vida dos moradores de cada região intra-urbanas do Rio de Janeiro. A pesquisa verificou ainda o interesse do consumidor em adquirir ou trocar linhas de telefonia móvel, bem como a capacidade econômica dos consumidores de cada região em pagar por este serviço.
A operadora móvel 100% brasileira, Oi, estima ter ao final de um ano de operação cerca de 500 mil assinantes. Para 2010, a expectativa é de 10 milhões de clientes. O investimento total feito somente em rede é de R$ 2,7 bilhões até 2004. A Oi atua, no momento, em 10 dos 16 estados brasileiros que compõem sua área de cobertura e que abrangem uma população de 92 milhões de habitantes. A nova operadora móvel utiliza a rede GSM (Global System Mobile), com tecnologia GPRS (General Packed Radio System), que introduz a comutação por pacotes, permitindo troca de dados em alta velocidade.
Para a RBS Direct, o trabalho realizado na Oi reflete uma tendência observada em grandes corporações na utilização do geomarketing como ferramenta para buscar melhores oportunidades de negócios e diminuir o desperdício das verbas aplicadas nas ações de marketing. “O fato de termos desenvolvido um projeto para uma companhia recém-chegada ao competitivo segmento de telecomunicações denota a importância que o marketing direto e mais especificamente o geomarketing tem conquistado nas empresas, além de ser reconhecido como instrumento que agrega valor à estratégia de negócio”, comemora Roberto Miranda, diretor geral da RBS Direct.
Ainda segundo o executivo os principais benefícios oferecidos pelo geomarketing são: análises de oportunidades de maior e menor risco, formas de ampliação de receita, conquista de novos clientes, além da identificação de focos de inadimplência.