Com uma base de usuários em crescimento e uma taxa de cancelamento abaixo da média do mercado, empresa quer impulsionar o setor e expandir seu alcance nos próximos anos
A Ololu, plataforma on-line de compra e venda de consórcios, anunciou o uso de inteligência artificial para solucionar o que considera ser o principal problema enfrentado atualmente por vendedores do setor, que é a dificuldade em calcular valores personalizados para cada cliente. “Em vez de recorrer a tabelas padronizadas, prática comum hoje no mercado, a plataforma utiliza a IA para gerar propostas adequadas às necessidades de cada integrante do consórcio, garantindo maior sustentabilidade para um segmento que chegou a 4,7% na representação do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2021, segundo a ABAC – Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio”, explicou Mauro Fonseca, CEO da Ololu.
Conforme assegura o executivo, “por meio do nosso sistema, os usuários fornecem informações relevantes, como o valor do bem desejado, prazo para contemplação e custo das parcelas, e a plataforma processa esses dados utilizando algoritmos avançados. Com base nessa análise, a Ololu apresenta as melhores opções de consórcios disponíveis em sua base de empresas parceiras, considerando ainda fatores como taxa de contemplação e histórico da administradora do consórcio. Já conta com a participação de aproximadamente 200 empresas do setor de consórcios e uma base de 1.400 usuários ativos. Além disso, planejamos um crescimento de 300% nos próximos dois anos, visando atingir a marca de cinco mil usuários até 2025”.
Para Fonseca, os números atuais fazem jus à expectativa. “Na plataforma, os clientes têm acesso a consórcios com uma taxa de contemplação de 85%. Além disso, enquanto o mercado registra uma média de cancelamento entre 40% e 50%, na Ololu esse volume é de apenas 16%, o que indica a eficácia de seu sistema. A ABAC estima que aproximadamente nove milhões de brasileiros assinam algum tipo de consórcio atualmente, cujo volume de contratos já supera a quantidade de acordos de financiamento, indicando uma preferência crescente das pessoas por essa modalidade de aquisição”.