Olympus acaba de ser eleita pelo ReclameAqui, um dos principais veículos de defesa do consumidor do país, a empresa com o melhor serviço de pós-vendas na área de câmeras fotográficas. Na avaliação realizada em 2010, a Olympus obteve a melhor classificação entre as concorrentes por atender os clientes de maneira satisfatória a ponto de 100% deles declararem que comprariam produtos da marca novamente.
Na pesquisa de 2009, esse índice era de apenas 43%. “A Olympus trabalha para que todos os clientes estejam inteiramente satisfeitos com os produtos que compram e com o atendimento que recebem no SAC. Ficamos muito felizes por, em um ano, atingir o objetivo de ter 100% dos clientes satisfeitos”, comemora o gerente de pós-Vendas, Honorato Fonseca.
De acordo com Honorato, a gestão dos indicadores de performance foi fundamental para a conquista. “Com base neles, conseguimos verificar os pontos mais críticos do atendimento ao consumidor e traçar estratégias para melhorá-los. Com isso, reduzimos o tempo médio de atendimento em 30%, a quantidade de casos no Procon e Juizado Especial Civil em 45% e aumentamos o nível de serviço em 40%”, esclarece.
Outro fator que contribuiu para que a Olympus fosse eleita a empresa com o melhor serviço de pós-vendas na categoria foi a criação do portal de serviços Olympus (http://suporte.olympus.com.br). Lançado simultaneamente ao site de comércio eletrônico, o novo portal teve grande aceitação entre os clientes da Olympus pela praticidade que o autoatendimento oferece. Por meio do canal, o consumidor consegue registrar a ocorrência, emitir o código para envio da câmera à assistência técnica e acompanhar todo o processo.