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Online e offline, hoje, são um só

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Muito já foi dito de como a Internet modificou a vida das pessoas, como agem, comunicam-se, pensam e se relacionamento com as outras. Entretanto, com o passar do tempo, e conforme as pessoas passaram a ficar cada vez mais inseridas no meio virtual, a linha que separa o digital do não digital foi se dissipando. Hoje, um mundo está mais inserido no outro e as realidades já não possuem diferença. Ao mesmo tempo em que está conectado, o indivíduo se relaciona com o ambiente offline e esse mesmo ambiente interfere na forma como utiliza seus dispositivos móveis e como navega. “Hoje não pode existir mais a distinção entre um estabelecimento físico e o ambiente digital, a necessidade desses dois mundos estarem interligados já se tornou obrigatória”, complementa Cristiano Soares, CEO e co-fundador da Vaniday Brasil.
Um fator influenciador dessa fase são os serviços que possuem estratégia O2O (online to offline), que traz esse hábito aos clientes quase que de forma imperceptível. Um exemplo, já pode ser visto em e-commerces de grandes varejistas, na qual é possível comprar um produto online e retirar na loja física ou realizar a troca no estabelecimento. “No mercado de beleza não poderia ser diferente, em um mundo cada vez mais digital, por que ainda precisamos ter que telefonar para conseguir agendar um serviço?”, questiona Soares. Segundo ele, unir esses dois mundos é quase que um quesito obrigatório atualmente para as empresas que desejam se manter atualizadas.
Isso porque são diversos os benefícios que os negócios podem ter ao conectarem o digital com o estabelecimento offline. Enquanto a loja física possui horário de funcionamento, na internet a empresa estará sempre disponível, por exemplo. Da mesma maneira, que o ambiente online possibilita que os consumidores tenham acesso a muitas informações da organização, como preço, procedimentos dos serviços, horário de atendimento, agenda. “No caso da Vaniday, o consumidor poderá comparar valores, distâncias, serviços, recomendações, tudo em uma única tela e escolher o que mais lhe agrada. Já imaginou ter que fazer isso no mundo físico? Quanto tempo levaria para ligar ou visitar diversos estabelecimentos em diversas regiões?”, detalha o CEO. 
Porém, como é um serviço que envolve uma quantidade grande de dados e detalhes, é essencial que a empresa esteja sempre atenta à sua presença online. Ela não pode ter defasagens de preço no site ou aplicativo e o estabelecimento, deve procurar manter o mesmo perfil entre os dois mundos. “Todas as mudanças ocorridas no offline devem ser imediatamente atualizadas no online, pois do contrário os clientes serão prejudicados. A atualização de informação é crucial para o sucesso dessa estratégia”, aconselha Soares. A mesma coisa com o atendimento, este deve ser feito o mais rápido possível, a fim de não permitir que o consumidor espere muito tempo pela informação. 
Na Vaniday, o executivo conta que são mais de 300 estabelecimentos da cidade de São Paulo que já contam com perfis online e permitem que os clientes visitem o estabelecimento pelo site, conheçam os serviços, agendem ou cancelem horários e outros benefícios. “Principalmente nesse ano instável economicamente, estamos conseguindo ajudar estes estabelecimentos a preencherem os espaços vagos em sua agenda, auxiliando não só as empresas, mas também esses profissionais, que trabalham muitas vezes sob demanda para estes estabelecimentos”, completa.

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