O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Oportunidades nos mercados emergentes



A maior parte das empresas globais quer alavancar o crescimento nas economias emergentes, mas não acreditam ter a capacidade necessária para competir nesses mercados. Essa é a conclusão de uma recente pesquisa conduzida pela Accenture, empresa global de consultoria, tecnologia e outsourcing, com 588 líderes empresariais de 85 países.

 

No total, 80% dos empresários consultados disseram que o principal foco de crescimento das empresas está nas economias emergentes. No entanto, 73% deles reconhecem a necessidade de acelerar esforços para ganhar participação nessas regiões em tempo hábil. O desafio, segundo os respondentes, é grande: 40% dos executivos dizem faltar uma estratégia ou a capacidade operacional para alcançar esses objetivos e 57% afirmam que suas empresas precisarão “reavaliar” ou “repensar” as abordagens para competir nestes mercados.

 

O relatório preparado pela Accenture também analisa a diversidade de taxas de crescimento da renda familiar em 64 principais economias e sugere que há oportunidades significativas em mercados que são muitas vezes mal compreendidos pelas multinacionais. De acordo com a pesquisa, 87% dos 124 milhões de famílias que se tornarão parte da economia mundial até 2020 estão situadas em países emergentes e representam, no mínimo, US$ 8,5 trilhões em renda familiar adicional no mercado. Para o Brasil, a expectativa é que até 2020 pelo menos mais 5 milhões de famílias atinjam renda anual acima de US$ 30 mil, uma das maiores expectativas de mudança no mundo.

 

Outro dado interessante do estudo mostra que a tendência é que a exportação entre as economias emergentes (E2E) ultrapasse a entre os países desenvolvidos (D2D) pela primeira vez na história, no final de 2013. De acordo com as informações da pesquisa, esse movimento foi acelerado pela turbulência econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima