Organização totalmente informatizada

0
19


Após adotar a solução de Business Intelligence (BI) e Balanced Scorecard (BSC) da IFS, a Panamericana Arrow, segundo a vice-presidente Carmen Saad Teixeira, se tornou uma organização que se supera em relação a informações consistentes e pró-ativas. A empresa, que também conta com as soluções de ERP e CRM do IFS Applications, consegue obter os resultados finais do seu budget em poucas horas, o que antes era possível apenas no final de cada mês, e realiza todo o tipo de análise em tempo real, obtendo informações com as visões necessárias: por cliente, vendedor, segmento, classe e fornecedor.

Como distribuidora de componentes, que mantém seu foco principalmente no cliente e no fornecedor, a solução de BI permite à empresa o acompanhamento diário das vendas e da performance de cada uma das franquias, auxiliando na tomada de ações estratégicas com base em informações seguras. “Podemos decidir mais rapidamente o que fazer e, com isso, ganhamos uma estrutura de gerenciamento flexível e eficiente”, resume Carmen.

Além de poder observar a carteira de clientes, a Panamaricana Arrow passou a administrar de forma consistente os pedidos de compra, estoque e suas margens de lucro. Outra vantagem que a empresa obteve com o Business Performance foi o melhor controle do desenvolvimento dos projetos nos mais de três mil clientes e nas filiais, que estão presentes em Manaus e Porto Alegre. “Neste caso, o Balanced Scorecard cumpre a tarefa de cadastrar os objetivos e indicar as providências quando qualquer alvo não está sendo alcançado, o que torna a sistemática de cobrança automatizada e não pessoal. À medida em que se tem indicadores e responsáveis por eles, é possível criar um sistema eficaz para sanar qualquer evento que ocorra na organização”, comenta Antônio Carlos Ribeiro, gerente de sistemas da Panamaricana Arrow. Esse processo facilita corrigir o colaborador que não está conseguindo atingir as metas e norteia com informações sobre as medidas que precisam ser tomadas para reverter a situação.

Segundo Ribeiro, por meio de um nível maior de controle obtido pela tecnologia da IFS, a empresa capacitou a equipe para atuar numa organização totalmente informatizada, o que traduz numa mudança cultural que só traz benefícios para sua gestão. O executivo também comenta que o próximo passo da Panamericana Arrow é migrar para a nova versão do IFS Applications e implantar o sistema de e-Commerce.