Orgulho mútuo no relacionamento

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No desafio diário de conseguir novos clientes e fidelizar os existentes, as empresas têm procurado mais e mais estabelecer uma relação de troca de sentimentos e valores. Afinal, quanto mais o relacionamento estiver pautado nesses pilares, mais fortes serão os laços e mais segura estará a empresa na construção da base de clientes, como no caso da Coca-Cola, que nesse Dia do Consumidor aproveitará o trabalho diário de homenagem ao cliente, para fortificar a paixão que ele sente pela marca e o orgulho que ela tem pelo seu público. “É nossa motivação sempre procurar encantá-lo”, conta Mariana Azevedo, diretora de qualidade e atendimento ao consumidor.
Inclusive, a executiva conta que a missão de encantar o consumidor passar por todos os níveis da companhia, fazendo com que ela esteja sempre conectada e preocupada nas oportunidades e preferências dos clientes. “Investimentos continuamente em superar as suas expectativas, adotando uma abordagem inovadora”, adiciona. Ela ainda afirma que a empresa foi uma das primeiras do setor de alimentos e bebidas no País a interagir com a sua base de clientes no ambiente de redes sociais. Desde então, o objetivo é conseguir estar presente no dia a dia do cliente onde quer que ele esteja.
Além disso, a Coca-Cola também criou uma plataforma de Real Time Marketing, que se baseia em quatro pilares: ouvir, reagir, falar e amplificar (em inglês, listen, react, speak e amplify). “Todas as ações têm como objetivo gerar conteúdos verdadeiramente relevantes para o consumidor da marca”, explica Mariana. Dessa maneira, são criados materiais em tempo real, no formato que seja mais apropriado para cada canal (Facebook, Twitter, TV, Youtube etc). “No pilar react temos uma equipe dedicada ao relacionamento com o consumidor.”
De acordo com a diretora, o Real Time Marketing é, para a Coca-Cola, a forma ideal de se fazer marketing atualmente, uma vez que não só visa o relacionamento presente, como pensa no futuro, criando, então uma nova forma de conectar com o consumidor. “Temos investido fortemente na expansão de nossas marcas nas redes sociais e na capacitação do Sistema Coca-Cola para adoção das melhores referências internacionais de relacionamento”, completa.