Análise da Mark Up mostra que as ativações personalizadas a partir da coleta de dados foram bem-sucedidas por carregarem um forte conhecimento do público
“Os grandes festivais têm ganhado espaço como uma importante vitrine para as marcas que souberem como explorar bem esse formato. Um dos grandes motivos para o sucesso dessas atrações é justamente o conjunto de estratégias de marketing pensado pela organização e marcas patrocinadoras, baseadas na coleta de dados e brand experience”. A opinião é de Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, tendo como referência principal o The Town que, segundo ela, “marcou o mês de setembro e a indústria dos festivais de música com a sua estreia em São Paulo, já se estabelecendo como um dos maiores eventos da categoria no Brasil”.
A especialista em live marketing considera que a estrutura desse plano de ação é eficiente por ajudar as empresas a conhecerem o seu público, abrindo a possibilidade de construção de soluções personalizadas. “São espaços que saem do patamar musical e se transformam nas experiências mais aguardadas do ano, com uma procura gigantesca. Portanto, se a identidade de cada fã for trabalhada por meio do Data Driven, é possível fidelizar clientes, criar promoções para futuras vendas a partir das ativações, entre muitos outros resultados”.
Ações mais destacadas
De acordo com Silvana, uma das ações de marketing de maior destaque no The Town, por exemplo, foi a do iFood com o McDonald’s. A rede de fast food lançou um lanche exclusivo para o festival, o McMelt The Town, que foi distribuído durante os shows aos fãs que estavam na frente do palco, gerando engajamento em tempo real e ressaltando o serviço da empresa de delivery. “Outras ativações marcantes na atração foram realizadas pela Porto Seguro. A empresa levou aos participantes experiências em montanhas-russas e lounges com karaokê, além de ter estruturado a operação dos ambulatórios, o que ofereceu tanto atividades de descompressão como também criou a conexão com o propósito da marca, de cuidar das pessoas”.
Para a especialista, esses são exemplos de como o público é o grande responsável por fazer uma estratégia dar certo. “De um lado, houve uma compreensão de que alguns fãs ficam ‘colados’ na grade por horas para assistirem o seu artista favorito; do outro, a equipe de marketing entendeu que as pessoas querem se divertir, mas precisam ser cuidadas, com um lugar para descansar, por exemplo. Ou seja, são ações segmentadas para grupos específicos de consumidores, que geram tanto um engajamento quanto feedbacks de forma rápida; assim, as marcas podem continuar melhorando as suas soluções para os próximos festivais”.