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Os hábitos dos consumidores brasileiros


Recente pesquisa realizada pela P&G traçou os principais hábitos dos consumidores brasileiros nas lojas e revelou os fatores decisivos na hora da compra. O estudo envolveu a participação de 1.700 consumidores de diferentes produtos, com idades entre 18 e 64 anos, de oito cidades do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Bauru. Segundo os dados obtidos, o preço continua sendo um dos principais fatores de decisão na hora de escolher o estabelecimento onde será efetuada a compra.

O estudo revela também que o atributo mais importante para fidelizar o consumidor a uma loja específica é que ela apresente preços baixos todos os dias e não apenas durante promoções temporárias. Uma loja limpa e produtos de qualidade completam este cenário, caracterizado por consumidores que demandam cada vez mais serviços e produtos.

A pesquisa apontou ainda os diferentes hábitos de compras de uma classe social para a outra. Enquanto os consumidores de alta renda preferem fazer compras em grandes volumes com uma freqüência mensal de 1,3 visitas ao supermercado, os de baixa renda optam por fazer compras em menores quantidades ao longo do mês, com uma média mensal de 5,8 idas aos estabelecimentos comerciais. Desta forma, além de obter um maior controle dos gastos, eles podem aproveitar as promoções temporárias realizadas pelos estabelecimentos.

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