A filosofia de gestão do relacionamento com clientes já está se enraizando na visão dos empresários. Depois de gastar quantias significativas com a implementação de sistemas ERP em suas companhias, há um certo receio em dispender mais uma bolada com uma solução de CRM. Pensando nisso, o diretor de relacionamento com clientes da Medmundo.com, Pedro Diniz, explica o porquê de se implantar um sistema nas organizações.
De acordo com o executivo, um dos principais motivadores da implementação de uma solução é o crescimento das receitas. “Reduzir os custos de vendas e de serviços, e ainda otimizar os processos de atendimento, também são características bastante significativas em um projeto de CRM”, conta o executivo.
A obtenção dos ganhos de imagem, a geração de novos e interessantes negócios, a captação de feedback sobre produtos e serviços, e ainda a avaliação de tendências no auxílio para a tomada de decisões estratégicas, foram mencionadas por Diniz como aspectos positivos de um processo de gestão do contato com o cliente.
Seguindo o raciocínio do diretor da Medmundo.com, as funcionalidades das soluções englobam a identificação da base de consumidores, a segmentação de grupos demográficos, o target promocional para vendas especiais, programas de incentivo, cuponagem (sorteio de prêmios) e catálogos, chegado-se à fidelização dos clientes. “Através dos sistemas, será possível reter os consumidores pelo conhecimento do perfil, aumentar a freqüência e permanência deles na empresa e fazer com que eles se identifiquem melhor com a organização”, finaliza Diniz.