Os perigos da Internet

0
7


Os criminosos virtuais utilizam-se da Internet como o principal meio de comunicação para aplicar os golpes. Vários tipos de delitos são praticados com o uso de e-mail, sites ou outra ferramenta da Internet para instalar vírus ou programas espiões com o objetivo de roubar senhas, números de contas bancárias e de cartões de créditos. Outros golpes iludem o internauta para conseguir algum ganho financeiro. As facilidades de aplicar o golpe em milhões de pessoas e o possível anonimato são os grandes atrativos destes delitos on-line.

Agora, um mix de virtual e real está sofisticando ainda mais estes golpes, que vêm utilizando-se do correio para enviar comunicações falsas para empresas e pessoas que tenham os domínios inscritos no registro.br, órgão que registra e controla todos os domínios da Internet com o sufixo “.br”. Por meio de uma busca simples é possível obter os dados do responsável (pessoa física ou jurídica) por qualquer domínio cadastrado.

Os fraudadores apropriam-se dessas informações e enviam cobranças por algum serviço supostamente oferecido, como se fossem provedores dos domínios. Em alguns casos, a cobrança é realizada em moeda estrangeira e atinge valores altos. Os fraudadores chegam à desfaçatez de enviar boletos em nome do próprio registro.br com cobranças indevidas.

Tive acesso a um destes boletos falsos, emitido em nome da Central Registration Service (CRS), oferecendo um serviço para registrar e publicar o domínio no banco de dados de negócios da Internet após o pagamento de US$ 966,00. A CRS está sediada nos Estados Unidos, mas o envelope foi postado em Praga.

Alguns cuidados são importantes para não cair nesses golpes:

1) O boleto emitido pelo registro.br para a cobrança anual de cada domínio deve ser verificado junto aos dados da entidade, que podem ser encontrados no link: http://registro.br/anuncios/20060925.html

2) Certifique-se sempre com o seu provedor de Internet sobre os boletos enviados para a hospedagem.

3) Desconfie de todas as correspondências e e-mails com cobranças sobre o domínio, principalmente, se foram postadas fora do Brasil.

4) Fique atento a todos os tipos de correspondências, pois os fraudadores utilizam-se de todas as formas possíveis para conferir maior veracidade às suas fraudes.

Marcelo Tsuguio Okano é coordenador dos cursos superiores em Tecnologia de Banco de Dados e Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Módulo e professor de pós-graduação do curso de Gestão de Redes da FIAP.