Os sentidos do cliente na mira

Atualmente, qualquer ação que aproxime o cliente da marca e o influencie na decisão de compra é válida, se realizada com respeito e em nome do bom relacionamento. Dentro disso, um dos caminhos seguidos pelas empresas é usar os cinco sentidos do consumidor como aliado. Um exemplo é a Kopenhagen, que investiu no marketing sensorial para proporcionar diferentes experiências ao cliente. “A decisão em investir em ações sensoriais foi pautada em proporcionar aos clientes experiências que fossem únicas e em sinergia com as tendências mundiais”, conta Orlando Glingani, gerente de inovações do Grupo CRM, detentor da marca Kopenhagen.
Na unidade Kopenhagen Flaship da Oscar Freire, a marca investiu em marketing visual, com um painel gigante em LED com imagens sobre a empresa; marketing auditivo, com caixas de som que convidam os clientes a uma experiência, como ‘que tal um cappucino kopenhagen?’; marketing olfativo, ao entrar na loja um aroma de chocolate baunilhado é sentido aguçando o cliente a entrar na atmosfera da loja; e marketing gustativo, com produtos exclusivos criados para a loja Oscar Freire e produtos em reedições limitadas que fizeram parte da história da marca.  
Na visão de Glingani, ao envolver o cliente por meio do aroma, de sons, arquitetura da loja e formatos e sabores dos produtos, essas experiências influenciam na decisão de compra do cliente. “Os clientes recebem de forma surpreendente essas ações e ficam fascinadas com toda a atmosfera da loja”, comenta o gerente. Para ele, o mais importante para uma empresa não é vender o produto, e sim proporcionar o melhor para o cliente. “Uma marca como a nossa não vende chocolates, e sim presentes, e os sentidos fazem parte do nosso negócio”, conclui.

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