As esferas digital, social e móvel estão convergindo rapidamente, conectando clientes, funcionários e parceiros às organizações. A expectativa para os próximos cinco anos é que as mídias sociais assumam um papel ainda mais importante no relacionamento com o cliente. Essa constatação foi apontada no Global Student Study, pesquisa realizada pela divisão de consultoria da IBM com 3.400 estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação de diversos países, incluindo o Brasil.
Intitulado “Geração Conectada”, o estudo aponta que 70% dos alunos acreditam que as organizações deveriam usar websites e mídias sociais para se comunicar com o cliente, enquanto entre os CEOs esta é a opinião de apenas 56% dos entrevistados. “Nesse aspecto, percebe-se que os executivos veem a tecnologia mais como um condutor de eficiência, enquanto os estudantes já a enxergam como um ativador de colaboração e relacionamentos”, diz Isabela Martins, líder de consultoria da IBM Brasil para o segmento de CRM.
Mais um item pesquisado foi referente às principais forças que impactarão as organizações nos próximos anos. Os estudantes citaram os fatores de mercado e macroeconômico. Sua visão contrasta com a dos executivos globais que mencionaram a tecnologia como a força externa mais importante. Por outro lado é a mesma dos executivos brasileiros, que também classificaram esses dois fatores como sendo os principais, deixando a tecnologia em terceiro lugar.
Outra grande diferença entre a visão dos estudantes e dos executivos está relacionada ao equilíbrio da vida profissional e pessoal. Entre os alunos essa preocupação ficou em segundo lugar com 54%, ao lado de capacidade de inovar, dentre os 13 atributos desejados no local de trabalho. Para os CEOs o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional foi o sétimo citado, com somente 35%.
O levantamento é da série bianual de estudos globais da IBM com estudantes. Para formular esse estudo, os pesquisadores da IBM se reuniram com mais de 3.400 alunos de graduação e pós-graduação de diversos cursos em todo o mundo – 54% de mercados em crescimento. Grande parte dos entrevistados era menor de 26 anos; 40% com idade entre 21 e 25 anos e 39% menores de 21 anos. Apenas 21% eram maiores de 25 anos.