Estudo da Accenture revela que a maioria dos consumidores compraria eletricidade, produtos e serviços de eficiência energética de empresas que não são fornecedoras de energia. A pesquisa “Os Valores do Novo Consumidor de Energia”, foi realizada com mais de 10 mil pessoas em 18 países, incluindo o Brasil.
O estudo demonstrou que ao menos 90% dos entrevistados no Brasil, China, África da Sul, Coréia do Sul e Singapura comprariam eletricidade, produtos e serviços de eficiência energética de fornecedoras de energia não tradicionais; em comparação com 23% dos consumidores na França, 50% na Bélgica e 59% na Alemanha.
Segundo a pesquisa, 59% dos consumidores comprariam energia, produtos e serviços de eficiência energética de varejistas, 49% comprariam de companhias de telefonia e 45% de sites reconhecidos.
Quando questionados sobre a compra de produtos que economizam energia, como termostato inteligente, 54% optariam por adquirir do próprio fornecedor de eletricidade, 50% comprariam de varejistas, 32% de sites online e 22% de companhias de telefonia.
“Até o momento, os consumidores preferem comprar energia elétrica de empresas públicas, mas estão cada vez mais dispostos a conhecer novos produtos e serviços de fornecedores alternativos. Para fidelizar os clientes atuais, as empresas de eletricidade terão que ampliar os serviços oferecidos, ser inovadoras e modificar a maneira como se relacionam com os clientes. Estas companhias podem capitalizar oportunidades de negócios por meio de parcerias com outras marcas, para levar maior valor agregado a produtos e serviços oferecidos”, afirma Greg Guthridge, diretor global de varejo e serviços de negócios para utilidade pública da Accenture.