Otimismo nas compras de Natal

Os consumidores afirmam que comprarão ao menos um presente neste Natal (82%), resultado que representa um aumento de 7% nas compras de final de ano, em relação ao mesmo período de 2012, segundo pesquisa da Hello Research. Este otimismo ocorre em todas as classes econômicas e regiões, porém os destaques vão para as classes C, com aumento de nove pontos percentuais em relação à 2012 (72% para 81%) e D/E com aumento de 13 pontos percentuais (de 51% a 64%). Analisando as regiões brasileiras, destaque para o crescimento na intenção de compra na região Nordeste, registrando um aumento de 11 pontos percentuais (65% a 76%).
Consolidando uma tendência já observada nos últimos anos, a aquisição de roupas e acessórios pela internet será um dos grandes destaques deste fim de ano, com muitos consumidores abrindo mão de irem às lojas físicas em busca de experimentarem suas peças, ou mesmo ganhando uma opção a mais para a escolha de seus produtos, tendo em vista que muitas redes do setor de vestuário já contam com grande força no comércio eletrônico. 
“Este patamar de intenção de compra pela web é muito expressivo e indica uma nova realidade que deve ser levada em consideração pelos principais players do mercado. É um volume muito alto e crescente que sinaliza que o brasileiro, liderado pela classe A, já não tem mais o ceticismo da compra pela web que víamos em anos anteriores”, aponta Davi Bertoncello, sócio/diretor executivo da Hello Research. 
Preços mais baixos que os valores apresentados nas etiquetas das lojas físicas são um dos pontos que motivam a escolha por este canal para as compras. O setor de vestuário responde por 21% da intenção de compra dos indivíduos da classe A, enquanto que, em 2012, este número era de apenas 10%.
Os maiores beneficiados com todo este otimismo serão os filhos e as mães, que concentrarão grande parte da cesta de presentes. Moda e acessórios são os campeões na escolha do brasileiro, e quase metade da população declarou que comprará ao menos um item desse segmento. Em seguida, estão os brinquedos e, na sequência, beleza/perfumaria. Destaque para os eletrônicos, mencionados por 7% da população, com maior importância na classe B.
Se comparar os gastos com presentes em 2012 com a intenção para 2013, 31% da população declarou que pretende gastar mais este ano e 45% gastará o mesmo que gastou no ano passado. Esse cenário de gastos maiores ocorre em todas as classes econômicas e regiões do Brasil, mas com maior intensidade nas classes B e C, representando 33% e 34%, respectivamente, e no Nordeste, 35%.
O pagamento em dinheiro ainda vai ser o principal meio de compra, principalmente para as classes C e D. Já a classe A, é quem mais vai utilizar diversas formas de pagamento, utilizando tanto dinheiro quanto cartão de crédito e débito. Também é a que mais pretende realizar parcelamento, possivelmente por conta dos produtos de maior valor agregado, já que quase 20% desta população pretende gastar até R$ 2 mil em presentes.
O brasileiro também vai se presentear e, neste quesito, moda e acessórios também estão na frente, com 51%, impulsionados principalmente pelas mulheres, com 57%. Quando o assunto é presente para si, há uma intenção maior ainda de compra de eletrônicos para ambos os sexos, sendo 13% atribuídos aos homens e 14% às mulheres. Números que, na classe A e B, chegam a 36% e 26% respectivamente. As categorias de destaque são televisores, smartphones, notebook e o tablet. Eletrodomésticos e eletroportáteis também estão na lista com grande grau de importância para as classes A e B, com 15% e 10% respectivamente.
“O maior e mais importante momento de compras dos brasileiros é, sem dúvidas, o Natal. É quando, historicamente, o povo vai às compras impulsionados pelas festividades e o 13º. Este ano, muito em função do aumento no poder de consumo das classes C e D e do Nordeste em geral, o Natal se encaminha para um ótimo resultado de vendas. Bom para a economia e para as empresas. Ótimo para as famílias de todo o Brasil”, finaliza Bertoncello.

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