Outsorcing reduz custo com telecom

0
0

A Wilson Logistics do Brasil, subsidiária da multinacional escandinava, Wilson Logistics, que atua em 28 países e tem seis escritórios distribuídos por capitais brasileiras, anunciou que reduziu em cerca de 50% os custos com telecomunicações após optar pelo sistema de outsourcing. Com a terceirização, todo o gerenciamento de rede de dados da empresa ficou a cargo do NOC (Network Operation Center) da NetMicro, empresa especializada na integração de soluções corporativas de TI, telecomunicações e internet.

Hoje, o parque tecnológico da empresa no Brasil é composto por nove servidores e 120 estações de trabalho, que ficam distribuídos pelos 6 sites da empresa. As redes dos escritórios estão interligadas por uma VPN (Virtual Private Network) com tecnologia ADSL. Marcelo Ramos, supervisor de TI da Wilson Logistics no Brasil, conta que a solução utilizada pela empresa antes da terceirização era cara e não atendia, em 100%, às necessidades da companhia, que possui três profissionais no departamento de tecnologia. “A solução da NetMicro provou que é indispensável para a redução de custos em nossa área de TI. Além disso, se não tivéssemos esse apoio, nosso tempo de resposta em casos de queda da rede WAN seria bem maior”, comenta o executivo.

Os benefícios alcançados pela subsidiária brasileira da Wilson Logistics com o outsourcing vão desde a redução de despesas até a eficiência no tempo de resposta quando algum link cai. Ramos aponta que a principal vantagem em optar por este tipo de serviço é a diminuição dos problemas básicos do dia-a-dia de um departamento de TI. “Além da economia financeira e da não necessidade de investir na especialização e contratação de um novo profissional, ainda não perdemos tempo com os ajustes normais que uma rede demanda quase que diariamente”, conta.

Para 2005, a empresa tem planos de fechar uma parceria com o Data Center da NetMicro, a fim de terceirizar também o gerenciamento de seus servidores. Além disso, Ramos afirma que a companhia analisa a possibilidade de implantar soluções de voz sobre IP e redes sem fio.