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Para compreender melhor o cliente



As ferramentas digitais podem auxiliar as empresas a compreenderem melhor os consumidores, passando a interagir de modo mais assertivo com estes. “São elas que nos proporcionam uma entrega cada vez mais direcionada e personalizada”, afirma a gerente nacional de marketing da Gafisa, Erika Fugiwara. Em entrevista exclusiva ao Portal ClienteSA, a executiva conta quais são as melhores campanhas de marketing digital à incorporadora e construtora.


ClienteSA – Quais são as principais ferramentas, dentro do marketing digital, que a Gafisa utiliza?
A Gafisa tem como premissa desenvolver plataformas digitais que facilitem a vida das pessoas, não importa onde elas estejam. Por esse motivo, temos o site institucional da marca, em que elas têm acesso a todos os nossos produtos, a nossa história, os nossos valores, o nosso compromisso, entre outras informações. Esse site possui também versões para tablets e celulares. Já para os clientes, temos uma área exclusiva: o Viver Bem. Ele foi criado para levar ao cliente Gafisa, de maneira simples e transparente, informações importantes e tudo o que for pertinente a cada fase da construção de seu empreendimento, desde o lançamento ou durante a construção, até depois que o edifício estiver pronto para morar. Ainda dentro do site institucional, temos uma área específica para investidores. É neste canal que divulgamos nossos resultados, falamos sobre Governança Corporativa e disponibilizamos as informações necessárias para os investidores.


Quanto aos aplicativos, entendemos que eles já fazem parte da vida das pessoas, por este motivo trabalhamos com projetos de geonavegação e aplicativos em que os clientes podem ver a fachada do apartamento de diversos ângulos em 3D, fazer uma visita virtual, entender como é a incidência de luz sobre a fachada da unidade e quais as curiosidades e benefícios do bairro onde o empreendimento está presente.


Quais são os investimentos que a companhia adota no uso do e-mail marketing? Houve alguma evolução nesta ferramenta?

O e-mail marketing é bastante utilizado pela Gafisa para comunicações com clientes, prospects e parceiros. É uma ferramenta simples e, se bem utilizada, gera um retorno excelente. Trabalhamos com sistemas cada vez mais sofisticados que cruzam informações de interesse e navegação do público-alvo, para que a entrega seja customizada.

Como aliar os métodos tradicionais de marketing com as inúmeras ferramentas digitais que vem surgindo?
Estamos quebrando essa barreira entre digital e offline. Para o consumidor, essa barreira já caiu e para nós também. Nossas plataformas são integradas, desde o site até o nosso estande de vendas.
 
O consumidor encontra a possibilidade de personalizar o produto, o qual pretende comprar?
O Monte seu Gafisa é uma ferramenta de design desenvolvida para planejar e decorar os ambientes do apartamento Gafisa ou de qualquer imóvel que desejar. São mais de 2000 mil itens de decoração – de modelos de sofás até o tipo de arbusto ou arranjo de flores que preferir – para personalizar todos os ambientes da casa ou apartamento de forma prática e divertida. Com essa ferramenta, você pode criar inúmeras decorações ao empreendimento e ainda visualizá-las em 3D. Além disso, a Gafisa tem o Personal Line, que é um serviço exclusivo da Gafisa para personalizar os apartamentos de acordo com os desejos dos moradores. O atendimento é feito por um arquiteto especializado que analisa o perfil de cada cliente.


Como a empresa alinha as redes sociais ao marketing digital?

A Gafisa trabalha de forma consistente as redes sociais, com foco na geração de conteúdo, desenvolvimento de ações especiais, interação e construção de um relacionamento sério e transparente com seus clientes, prospects e parceiros. Estamos presentes no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, entre outros. O trabalho em redes sociais é crescente e estamos investindo cada vez mais no monitoramento destas. O objetivo é interagir com as pessoas, escutá-las e direcionar nossos esforços para a uma entrega mais eficiente.

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