O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Para mais da metade, Whatsapp é o preferido

Os homens são os que mais consomem aplicativos no mercado mobile brasileiro. Cerca de 19% afirmaram já ter adquirido essas ferramentas em seu smartphone. Enquanto, 12% das mulheres já o fizeram. Esses são alguns dados da pesquisa feita pela Opinion Box. Ao todo, foram feitas quase 1.300 entrevistas online, com pessoas de ambos os sexos, de diferentes idades e classes sociais de todas as regiões do país. 
Por outro lado, 46% responderam que nunca adquiriram um app, pois não viram necessidade na compra. Já 24% disseram que não encontraram até então um que valesse a pena. Dos participantes, 17% contaram que também que assinam serviços de entretenimento, com pagamento de mensalidade, que permite acesso através de aplicativo no celular. Desses, 63% utilizam o Netflix, 6% o Spotify, 5% a Sky e 3% o Deezer. 
ANTIVÍRUS E BACKUP
O que surpreendeu foram os 51% que disseram ter antivírus instalado no smartphone: 48% usam o Avast, 16% o AVG e 14% o PSafe.Ao mesmo tempo, apenas 39% dos entrevistados utilizam algum serviço de backup automático de fotos, vídeos e contatos do smartphone na nuvem. O índice sobe para 45% entre os usuários com idades entre 16 e 29 anos e cai para 26% entre aqueles com mais de 50 anos. Entre os mais utilizados, estão Dropbox (25%), serviços do Google (como o Google Drive) (somados chegam a 33%) e OneDrive (14%).
 
APPS NA TELA PRINCIPAL
“Esses dados por si só já são muito interessantes. Mas, mais legal ainda é ver quais são os apps que as pessoas têm na tela principal do celular de acordo com o seu perfil”, avalia Felipe Schepers, COO do Opinion Box. De acordo com a pesquisa, 77% das mulheres tem o app do Facebook na home do celular, frente a 67% dos homens. Elas também estão à frente no caso do Instagram – 47% contra 30% do público masculino. Assim como o Candy Crush, são 15% das mulheres, contra apenas 6% dos homens.
 
“Quando a avaliação passa a ser por faixa etária, vemos que os mais jovens ainda fazem mais uso das ferramentas sociais, como Facebook, Instagram e Messenger, e consomem muito menos os apps que possivelmente estão sendo usados por seus pais, tios ou avós, como o YouTube, o Google Maps e o Google Search”, afirma Schepers.
 
UM APP, APENAS!
Quando questionadas: “Se você pudesse instalar um único aplicativo no seu smartphone, qual seria?”. O grande vitorioso foi o Whatsapp, escolhido por 56% das mulheres e 50% dos homens. Também foi o preferido pelos mais jovens: 45% dos respondentes com idades entre 16 e 29 anos o escolheriam, frente a 37% das pessoas com 30 a 49 anos e 26% entre aqueles com 50 anos ou mais. Em segundo lugar ficou o Facebook.
 
“O estudo foi muito importante ao revelar que, entre um universo gigantesco de apps gratuitos, as pessoas acabam não sendo atraídas para a compra, por não encontrar um diferencial que os levem a pagar por estes aplicativos. Além disso, revelou uma grande preocupação com segurança e backup, o que mostra uma cerca maturidade entre os usuários. O Whatsapp segue sendo a principal força, seguido dos aplicativos de redes sociais. Chama a atenção também como os aplicativos de bancos estão muito bem posicionados”, finaliza o executivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima