Parque Capital Digital é aprovado no Congresso

0
2


Nessa semana foi aprovado no Congresso o projeto de lei que altera a poligonal do Parque Nacional de Brasília e, por conseqüência, cria o Parque Capital Digital. Este é um projeto criado pelo Governo do Distrito Federal por meio da lei complementar nº 679/DF. O empreendimento visa transformar o Distrito Federal em um Centro de referência em Tecnologia da Informação (TI) no país.

O Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor), que teve papel decisivo na conquista da aprovação do Parque, pois patrocinou os estudos em parceria com outras entidades, e a Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico), estão unindo esforços a fim de firmarem um convênio nacional para dar transparência à ação do projeto.

Segundo Manuel Matos, presidente da Camara-e.net, “o Parque Capital Digital muda o eixo do comércio eletrônico no Brasil. Os grandes players mundiais abrirão suas portas aqui e é preciso estar preparado para isto. A Camara-e.net e o Sinfor trabalharão juntos para trazer estes players para Brasília”.

O Parque Capital Digital, pólo de empresas de informática e comunicação, absorverá mão de obra especializada, gerando aproximadamente 40 mil novos empregos. Em cifras, isso representa investimentos iniciais de US$ 2 bilhões (R$ 5,8 bilhões), das empresas-âncoras, sendo que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal já confirmaram presença no Parque.

Para Antônio Fábio Ribeiro, presidente do Sinfor, “este projeto é uma vitória para a população de Brasília e para o Brasil. Ele proporcionará a ampliação dos investimentos na área de TI, gerando a abertura e expansão de empresas do setor. Agora, a cidade que já possui uma infra-estrutura educacional excelente, contará com mais empregos”.