Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 33 anos, Paulo Bonzanini assumi a presidência do banco Nossa Caixa. O executivo será responsável pela condução do processo de integração do banco paulista ao Banco do Brasil, que, estima-se, deve estar concluído em 18 meses. Até o final deste ano, contudo, o atendimento aos clientes dos dois bancos, assim como as respectivas administrações e gestão de pessoas, continuará funcionando com autonomia. “A integração ampliará o atendimento aos clientes, trará maior conveniência e novos produtos, além de proporcionar oportunidades de crescimento profissional para os 14,5 mil funcionários do Banco Nossa Caixa”, afirma Bonzanini.
O executivo diz que sua gestão à frente da Caixa terá como foco quatro pontos: 1) forte expansão do crédito para pessoas físicas, em especial no segmento de consignado a servidores públicos e aposentados. 2) forte expansão do crédito a pequenas e médias empresas, entre elas, fornecedores do governo do estado de São Paulo. 3) Troca de cartões de crédito da Nossa Caixa pelos cartões do portfólio do BB, com chip. 4) Melhoria no atendimento ao cliente por meio de iniciativas de tecnologia que oferecerão, por exemplo, mais velocidade às operações.
A estratégia para aumento do volume de crédito passa pela automação, explica Bonzanini. “No BB, hoje, 92% do volume de crédito a pessoa física é tomado em terminais de autoatendimento e internet e queremos trazer esses mesmos mecanismos para os clientes da Nossa Caixa.” A expectativa é de que a automação do crédito pré-aprovado para pessoas físicas e jurídicas, como já ocorre no BB, seja implementada em até 90 dias.
Carreira – Até assumir o cargo de presidente, Bonzanini comandava, há cinco anos, a diretoria de varejo do Banco do Brasil, em Brasília, mas conhece de perto o estado paulista. Bonzanini foi superintendente comercial do Estado de São Paulo entre dezembro de 2001 e março de 2004. Entre maio de 1999 e dezembro de 2001, coordenou e gerenciou seis superintendências regionais da rede de agências de Campinas, Sorocaba, Jundiaí, Piracicaba, São José dos Campos e do litoral paulista. Antes disso, foi superintendente regional de Campinas e Bauru entre 1995 e 1999.
O atual presidente da Nossa Caixa também participou dos conselhos de administração e fiscal da Embraer; Aliança do Brasil; BrasilPrev; Brasilseg Participações; CCBS-Visa Vale; BB Turismo; BB Previdência e CBPM-Visanet. Em 2007, somou às suas atividades regulares no Banco do Brasil a vice-presidência da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e de Poupança). Foi diretor-presidente da Brasil Aconselhamento Financeiro; diretor-gerente da BB Administradora de Cartões de Crédito e diretor-gerente da BB Administradora de Consórcios.
Diretoria – Seis funcionários de carreira do Banco do Brasil compõem a diretoria do Banco Nossa Caixa, além de Paulo Bonzanini, presidente da instituição. São eles: Aroldo Salgado de Medeiros Filho, Cláudio Guimarães Junior, Ederson Fernandes, Edison Magnani, Gueitiro Matsuo Genso e Marco Túlio de Oliveira Mendonça. Quatro diretores do Banco Nossa Caixa continuam na direção. São eles: Daniele Lunetta, Marly Martins Juskevicius, Paulo Penachio e Natalino Gazonato, que deixa a Nossa Caixa em 3 de abril para assumir a Diretoria Geral da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).