Estar mais próximo do cliente sempre foi um objetivo das empresas. Afinal, tê-lo como um ente fiel ao negócio é uma garantia para conseguir permanecer no mercado. Entretanto, são tantos tipos de clientes, culturas, opiniões, grupos, que pode ser difícil para o negócio conseguir ter tal aproximação, por isso alguma marcas escolhem o caminho de focarem em um segmento específico de público. “O surgimento de novos segmentos de clientes é o resultado da grande revolução em nossos hábitos de consumo”, conta Alexandre van Beeck, sócio diretor da consultoria GS&MD. “Os consumidores estão em constante mudança de hábitos e por meio da tecnologia vem conseguindo compartilhar a suas novas preferências e facilitando o caminho das empresas na busca e acesso a essas informações para criar novas oportunidades de explorar e desenvolver novos nichos de mercado.”
O benefício de se aproximar ao cliente é o fato de que ele, possuindo uma empresa que atenda de maneira quase que exclusiva o seu segmento, gosto e necessidades, irá se sentir mais especial e único. “Com produtos ou serviços segmentados o consumidor tem a sensação de que a marca o conhece e desenvolveu um produto pensando nele”, adiciona Beeck. Isto é, a marca se aproxima do consumidor. Junta-se, ainda, a maior chance de que a organização possui em conversar com esse público. “Esta é uma grande oportunidade da marca criar e desenvolver um relacionamento próximo com o consumidor.”
Desenvolver um trabalho de segmentação, seja uma marca já consolidada no mercado e lance um produto novo voltado para um público ou uma empresa exclusiva para um nicho, auxilia ainda na composição e renovação do portfólio, bem como no posicionamento da empresa. Inclusive, ao seguir por essa estratégia, a empresa se permite testar novos conceitos, valores e avaliar outras iniciativas. Ou seja, ela entra em uma fase de renovação, até da imagem, que pode ser benéfica para o seu sucesso. Como explica o executivo, alguns casos podem servir de laboratório para validação de propostas, que também podem ser absorvidas por outras marcas de produtos de alto consumo. “Empresas nas categorias de snacks e bebidas, que apostam em produtos mais saudáveis, ou empresas de cosméticos e cuidados pessoais, que desenvolvem produtos baseados em novos cuidados com a estética e saúde, usam dessa estratégia de segmentação de produtos.”
No entanto, não basta apenas querer se direcionar a um grupo de consumidores, é preciso que seja estabelecida uma rotina, que envolvam constantes análises e acompanhamento de necessidades e desejos do público pretendido. Quer dizer, é necessário um profundo conhecimento. “A partir dessa análise, alinhar e rever suas capacidades de produção ou entrega de serviço é fundamental para que uma boa ideia saia do papel de maneira consistente”, aponta Beeck. Com conhecimento adequado, é aproveitar que com a segmentação há uma maior possibilidade de criar ações, seja de programas de relacionamento, ofertas especializadas e, até mesmo, eventos. “A tecnologia e as redes sociais são boas ferramentas para conseguir chegar até o consumidor mais segmentado e desenvolver seu relacionamento”, finaliza ele.