A Pepsico, fabricante dos produtos das marcas Pepsi, Coqueiro, Elma Chips, H2OH!, Toddynho, Kero Coco, Quaker, Gatorade e Lipton entre outros, acaba de lançar novos canais de comunicação institucional com os seus consumidores. Depois de experiências bem sucedidas com suas marcas de alimentos e bebidas, tanto nos sites quanto nas redes sociais mais populares – como Orkut, Facebook e Twitter – a empresa inaugura novo site e perfis Pepsico Brasil nestes espaços. O principal objetivo da ação é estimular o diálogo sobre os temas que fazem parte do dia a dia da companhia e dos consumidores.
Os novos canais de comunicação devem abordar especialmente assuntos relacionados ao compromisso da empresa de alcançar crescimento sustentável pelo investimento em um futuro mais saudável para as pessoas e o planeta – essa é a visão de negócios da companhia, chamada de performance com propósito. Serão três os principais temas da conversa com os internautas brasileiros: transformação de portfólio e estilo de vida saudável, redução do impacto ambiental e promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e desafiador, os três pilares de sustentabilidade que pautam os negócios da companhia.
“Uma das características da Pepsico é ouvir o seu consumidor, atender aos seus desejos e necessidades. Mais do que discursar sobre sustentabilidade, queremos ouvir o público brasileiro e participar da conversa sobre os temas relacionados às atividades da companhia”, ressalta Roberto Rios, presidente da divisão de alimentos da Pepsico do Brasil.
Os novos canais de comunicação também refletem a importância do mercado brasileiro para a Pepsico. O Brasil faz parte da fase piloto do projeto global de alinhamento da identidade visual e conteúdo dos sites da companhia, ao lado de México, Reino Unido, China e Índia. Isso se explica pela importância que os mercados de fora dos Estados Unidos têm adquirido, representando hoje uma parcela significativa do faturamento da companhia. O Brasil é atualmente o quarto mercado da Pepsico fora dos Estados Unidos, atrás somente do Reino Unido e das duas unidades da empresa no México.
Já a criação de canais institucionais nas mídias sociais reflete um novo momento da comunicação corporativa. “As mídias sociais representam uma grande oportunidade para as companhias que estão comprometidas em interagir com seus consumidores, pois permitem estabelecer um relacionamento direto e transparente, especialmente no Brasil, que é um dos países com maior penetração das redes sociais no mundo”, analisa Paulo Campbell, presidente da divisão de bebidas da Pepsico do Brasil. “Essa relação dos consumidores com as suas marcas favoritas da Pepsico já existe, e agora serão fortalecidas em um canal institucional da companhia”, afirma.