A PepsiCo produziu, nos últimos três anos, 144 mil displays 100% reciclados para expor seus produtos em pontos de vendas. A iniciativa, que integra o Programa Reciclo PepsiCo, lançado em 2013 e que une as ações da companhia voltadas para a reutilização de resíduos pós-consumo, confecciona displays a partir de BOPP, película utilizada na fabricação das embalagens de snacks. Para cada display fabricado, a quantidade de plástico reutilizado equivale, em média, a 425 embalagens de salgadinhos. Ou seja, desde o início do projeto, em 2011, foram recicladas o correspondente a mais de 60 milhões de embalagens plásticas. “Até então, as embalagens não tinham nenhum destino específico e a iniciativa proporcionou a chance de fechar o ciclo de produção da embalagem”, destaca Gustavo Ambar, gerente de trade marketing da PepsiCo Brasil.
Todo o processo para a fabricação de displays reciclados está em linha com a visão de negócios de Performance com Propósito da companhia, fundamentada nos pilares de Sustentabilidade Humana, de Talentos e Ambiental. No pilar Ambiental, a companhia busca encontrar formas de minimizar seu impacto no meio ambiente e, neste sentido, a iniciativa permite que a PepsiCo não só reduza a quantidade de embalagens descartadas, como também que catadores de material reciclado, empresas processadoras de resíduos e fabricantes de displays gerem renda, além de incentivar a coleta e reutilização de materiais.
O objetivo do Programa Reciclo PepsiCo é formar redes para tratar da questão dos resíduos pós-consumo no segmento de atuação da empresa. Quatro pilares compõem o Reciclo PepsiCo: Inovar, Engajar, Reciclar e Performar, com foco especial nas embalagens e no trabalho realizado com cooperativas de catadores de material reciclável, localizadas na zona Sul de São Paulo. O Reciclo abarca ainda as ações da empresa na redução de material em suas embalagens (de BOPP e PET) e também na promoção de uma nova utilização das embalagens pós-consumo, como o display desenvolvido a partir das embalagens recicladas de snacks.