Foi lançada a Rede de Comercialização Zona Sul, formada por cinco cooperativas de catadores de São Paulo e apoiada pela PepsiCo. Em 2012, a companhia passou a apoiar estas cooperativas com o intuito de melhorar as condições de trabalho dos cooperados por meio da qualificação técnica e institucional, realizada em parceria com o Gaia Social, e incentivar o aumento da reciclagem, com foco nos plásticos PET e BOPP (polipropileno biorientado). Somente na primeira fase, ao longo de catorze meses, foram realizadas 416 horas de treinamento, abrangendo aspectos como: planejamento estratégico; elaboração de projetos e captação de recursos; formação da rede; modelo de negócios; visitas benchmark; desenvolvimento de lideranças (cooperativismo e rede); avaliação contábil, fiscal e trabalhista, e monitoramento e avaliação de processos internos de produção.
“Nosso foco com esse projeto é desenvolver a cadeia de reciclagem, incrementando, principalmente, a compra e aplicação do BOPP reciclado. Há um ano, quando iniciamos a parceria, os cooperados não faziam a triagem deste material. Hoje, eles foram capacitados para isso e percebem uma oportunidade de negócio, por meio da atuação em rede. Os reflexos também se dão na coleta de outros materiais, como PET, papelão e embalagem longa vida, que tiveram um aumento de 15% do volume coletado”, afirma Regina Teixeira, gerente de assuntos corporativos da PepsiCo Brasil.
Hoje, as cooperativas participantes já têm capacidade de separar uma tonelada por mês deste resíduo. Além disso, a capacitação também reflete de forma positiva no negócio das cooperativas. No início do trabalho, por exemplo, o BOPP recolhido era vendido a R$ 0,30 o quilo e hoje o material já pode ser vendido a R$ 0,50 o quilo. Além disso, neste primeiro ano, a renda média dos cooperados, que não ultrapassava um salário mínimo, sofreu um aumento de 38%.