Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Pequeno varejo inicia ano em alta

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



As vendas no pequeno varejo começaram 2008 em alta. O faturamento cresceu 3,2% em janeiro, na comparação com o mesmo período de 2007, segundo apurou a Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV) da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). A PCPV é apurada mensalmente pela entidade junto a cerca de 600 estabelecimentos comerciais no Estado de São Paulo. O resultado obtido pelo pequeno varejo em janeiro foi sustentado pela flexibilidade no financiamento, o aumento da renda e da confiança do consumidor com a recuperação do emprego. A expectativa que é 2008 será um ano de boas oportunidades, mesmo com o mercado competitivo.


O setor de materiais de construção registrou o melhor desempenho da PCPV, com alta de 29,9% no contraponto a janeiro de 2007. O ano também começou bem para este segmento de móveis e decoração, que em janeiro registrou crescimento de 4,6% ante ao mesmo período do ano anterior. O faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados atingiu, em janeiro, alta de 3,5% em relação ao mesmo período de 2008.


Do outro lado, a concorrência com o grande varejo afetou o desempenho deste grupo, que em janeiro registrou baixa de 4,4%. O faturamento real das lojas de eletroeletrônicos caiu 4,6% no contraponto a janeiro de 2007. O setor alimentos e bebidas, que é o mais importante na composição da PCPV justamente pela participação no orçamento familiar, apresentou em janeiro, o mesmo comportamento visto em 2007, e iniciou 2008 com queda de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já as lojas de autopeças e acessórios sofreram queda de 21,4%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima