Pesquisa define perfil da mulher consumidora de moda no varejo

Mulheres mais jovens, com nível superior concluído e com maior renda preferem comprar roupas em shopping centers, enquanto que hipermercados e lojas de departamento se transformaram nos principais canais de consumo de vestuário para a maioria das mulheres entre 25 e 40 anos. Cerca de 70% das vendas de cosméticos e artigos de perfumaria são efetuadas em lojas de rua. Lojas especializadas são as preferidas pela maioria das consumidoras quando o assunto é a compra de calçados.

Esses são alguns resultados da pesquisa A Mulher e o Varejo de Moda – Como Otimizar essa Experiência nos Diversos Tipos de Varejo desenvolvida pela ACI Pesquisa. O estudo traça o perfil da mulher consumidora de moda com foco em três tipos de produtos (roupas, calçados e cosméticos) e os formatos dos diferentes canais de venda, destacando características e serviços essenciais para fidelizar consumidoras das classes A e B.

A coleta de dados foi realizada na cidade de São Paulo com 800 mulheres que pertencem às classes A e B. A escolha desse nicho foi baseada nos seguintes fatores:
· As mulheres entrevistadas pertencerem a uma faixa de consumidores que movimenta anualmente cerca de US$ 165,5 bilhões no Brasil e corresponde a 45% do consumo urbano;
· 49% das mulheres entrevistadas trabalham e 51% não;
· Em 1990, 22,2% das mulheres tinham um rendimento mensal acima de 5 salários mínimos, hoje, esse número cresceu para 38,3%;
· Houve um expressivo crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho. Em 1990 elas representavam 35% do mercado e hoje esse número chega a 44%;
· O número de mulheres que se tornaram chefes de família cresceu de 18,9% em 1990 para 25% em 2001;
· O número de mulheres com formação superior é maior que o de homens. Em 1996 ela representavam 17% contra 14% dos homens. Em 2001 devem chegar a 20% contra 15% de homens;
· 54% das mulheres entrevistadas possuem curso universitário incompleto.

Com base nos dados coletados nas entrevistas foi possível traçar o perfil de dois tipos de consumidoras, suas relações com diversos canais de venda, os principais atributos associados à satisfação no varejo e o diferencial determinante para escolha de lojas de vestuário, calçados e cosméticos. Segundo o estudo, existem mulheres de demanda sofisticada e mulheres de demanda singela. As primeiras necessitam de maior número de atributos para se sentirem incentivadas a consumir, enquanto que as segundas não são tão exigentes em relação à qualidade dos serviços e benefícios oferecidos no ponto-de-venda. O varejo de calçados é o segmento onde essas diferenças são mais perceptíveis.

Enquanto no segmento de calçados as mulheres de demanda sofisticada exigem:
· Critério de exposição de produtos;
· Variedade de produtos,
· Proximidade de produtos afins;
· Respeito pelo consumidor;
· Identificação dos produtos;
· Rapidez no atendimento;
· Espelhos;
· Preço;
· Atenção do vendedor.

….as mulheres de demanda singela buscam apenas:
· Atenção do vendedor;
· Rapidez no atendimento.

Essas diferenças e outras características específicas de cada grupo serão abordadas pela sócia diretora da ACI Pesquisa, Sônia Bittar, durante o 1º Fórum Regional de Varejo da América Latina, que se realizará no dia 25 de outubro, em Brasília. O evento, promovido pelo IPEDV – Instituto de Pesquisas e Estudos da Distribuição e Varejo, com apoio da consultoria de varejo Gouvêa de Souza & MD e da Câmara de Dirigentes Lojistas – DF, terá uma série de painéis direcionados para as novas tendências de varejo e perspectivas para o setor.

Informações e inscrições: (11) 3016-0582
Local: Naoum Plaza Hotel – SHS Quadra 5 – Blocos H/I – Brasília – DF

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