O Comitê de Design Estratégico da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) realizou a Pesquisa Anual sobre o Panorama do Mercado de Design de Embalagem no Brasil. Entre os dados apurados estão informações sobre onde estão localizadas as principais agências do comitê, há quanto tempo atuam no mercado, há quanto tempo desenvolvem design de embalagem, número de profissionais envolvidos na operação, quanto o design de embalagem representa no faturamento da empresa, número de projetos concluídos, tipos de projetos realizados, qual é o mercado alvo – nacional, latino-americano ou global.
A pesquisa concluiu que 90% das agências participantes estão localizadas em São Paulo. 77% destas agências atuam no mercado há mais de 15 anos. 72% das agências pesquisadas atuam há mais de 10 anos no segmento de embalagem, dado que comprova sua experiência neste setor.
Mais de 54% das agências obtiveram uma receita anual entre R$ 1,01 e R$ 3,0 milhões, indicando o investimento de grandes empresas no design de embalagem para projetar produtos mais adequados para seus clientes.
Como no ano anterior, cerca de 45% possuem a embalagem como fonte majoritária de receita, evidenciando a importante representatividade do design de embalagem no faturamento anual dessas agências. Cerca de 60% do faturamento das empresas de design do Comitê cresceu no perí¬odo estudado, 16% manteve-se estável e 21% teve uma queda em relação ao ano de 2009.
Outro dado importante para o setor de embalagens mostra que entre os projetos realizados no ano de 2010, 33% são de design de embalagem, 15% de design gráfico e 11% são de design estrutural. Entre os projetos concluídos, considerando o número de itens isolado, nota-se que mais de 50% das agências atenderam até 400 projetos em 2010.
Entre os projetos concluídos de design de embalagem, a maioria engloba o mercado brasileiro, sendo 77% dos produtos direcionado a este mercado. Nos projetos para o mercado brasileiro a pesquisa mostra que prevalece o redesenho dos produtos disponí¬veis no mercado. Do total de projetos para o mercado brasileiro, 56,18% se referem a design de embalagem, comprovando a importância e o crescimento do segmento na prestação de serviços das agências.
A pesquisa mostrou também que há uma diversificação da estratégia de atendimento das agências e que vem se intensificando a fidelização cliente/agência, prevalecendo atendimentos entre três e dez anos.
tóflio de produtos de e-commerce e da qualidade dos profissionais incorporados ao grupo.