Pesquisa revela fatores preponderantes para reter clientes

0
0

A Boucinhas & Campos Consultores realizou pesquisa em que buscou saber dos empresários brasileiros qual a forma adotada para reter os talentos. O resultado foi que nenhuma delas apontou os altos salários como a solução. Para 39%, o que é capaz de segurar os talentos é a possibilidade de enfrentar e superar novos desafios; 22% acreditam no bom plano de benefícios; 11% nas políticas de treinamento e desenvolvimento profissional e 6% na boa imagem da empresa no mercado.

A pesquisa também revela que para atrair os talentos, entre os fatores preponderantes citados pelas empresas estão: a boa imagem da empresa no mercado, com 28%; a possibilidade de enfrentar e superar novos desafios, com 24%; um bom pacote de benefícios, com 18%; o bom clima organizacional e as políticas de treinamento e desenvolvimento profissional, com 12% cada e, por último, os altos salários.

Outra questão abordada pela Boucinhas foi como se dá a contratação de funcionários. O resultado mostra que a maioria das empresas ainda utilizam a promoção interna: 40% para os cargos de diretoria e 35% para gerentes e supervisores. Apenas 13% utilizam headhunters na busca de diretores e 6% para gerentes e supervisores. Para a contratação de diretores, a indicação de outros profissionais é maneira encontrada por 27% das empresas e outras 13% fazem seleção interna. Na admissão de gerentes e supervisores, o processo de seleção tradicional, com entrevistas, testes e dinâmicas, é utilizado por 29% das empresas; a seleção interna por 18% e a indicação por outros profissionais por 6%.

A pergunta é parte da Pesquisa de Clima Empresarial realizada mensalmente pela Boucinhas & Campos. Foram ouvidos 235 empresários de todo o país, sendo 71% da indústria, 13% do comércio e 16% do setor de serviços.