Petrobras cria Posto do Futuro

0
1

Um projeto deve revolucionar a forma que um posto de gasolina é visto. O Posto do Futuro, como foi batizado, contemplará os clientes do programa fidelidade dos postos Petrobras com atendimento personalizado e serviços diferenciados, publicou o Portal Information Week. De acordo com o site, a integração da tecnologia será responsável pela inovação dos estabelecimentos. A primeira unidade do Posto do Futuro foi inaugurada na última terça-feira, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
 
“Queremos transformar o posto de gasolina em um centro de compras”, resume Nelson Cardoso, CIO da Petrobras Distribuidora. “Até carro poderá ser comprado por aqui”, vislumbra. Ao fazer parcerias com empresas como Intel, Cisco e GE, a distribuidora desenvolveu uma plataforma tecnológica integrada ao CRM e ao programa de fidelidade que provê um atendimento personalizado e diferenciado.
Ao chegar para abastecer no posto, mediante a um cadastro prévio na internet, o motorista terá o veículo identificado por uma câmera que faz a leitura da placa. A partir dessa identificação, em uma tela LED, localizada um pouco à frente da bomba de combustível, o condutor será saudado e terá acesso a diversas informações. Se for amante de futebol, por exemplo, além dos dados do abastecimento, notícias esportivas serão veiculadas. A publicidade também será dirigida. Avisos da loja de conveniência e até da troca de óleo – caso ela seja feita em um posto BR – será passadas por esta tela.
As novidades, no entanto, não estão restritas apenas à área de abastecimento. A calibragem foi revista e pode ser feita em quatro pneus simultaneamente. O cliente pode escolher entre gás e nitrogênio. Há uma área, chamada de Eletroposto, reservada para o abastecimento de veículos elétricos. A estrutura tem capacidade para captar energia solar e eólica. Caso não haja demanda, a energia gerada serve para abastecer o próprio posto e reduzir o consumo. A lavagem de carros não escapou. Eles reutilizam água, aproveitam a chuva e possuem um sistema de lavagem por pressão que consome apenas 120 litros de água. O equipamento possui sensores capazes de medir altura e largura do veículo para lançar a pressão adequada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorValores essenciais
Próximo artigoReconhecimento da Presidenta ao mercado