PI e Emosyn investem no mercado de smart cards

0
13

A PI Componentes, distribuidores nacionais de microchips para a indústria de produtos de alta tecnologia, faz parceria com a multinacional britânica Emosyn, visando a disseminação de uma nova geração de smart cards no mercado brasileiro. A meta para 2004 é a realização de negócios da ordem de U$ 1,5 milhão, podendo chegar a US$ 2 milhões, segundo as previsões mais otimistas. A Emosyn detém hoje 10% do mercado mundial de smart cards com um tipo de tecnologia (Flash) que garante maior espaço para armazenamento de informações e vários níveis a mais de segurança e flexibilidade para suporte a programas aplicativos.
Na expectativa da PI, o ano de 2004 deve marcar a explosão deste novo mercado no País, com a venda de pelos menos 3 milhões de unidades de cartões para os mais diversos tipos de aplicação. Segundo Ana Avoletta, diretora da PI Componentes, uma curiosa aposta dos especialistas é de que o setor de telecomunicações deverá ser responsável pela maior parte deste movimento, ficando à frente até mesmo do de aplicações financeiras e de serviços diversos.
Além do setor de telecomunicações, a PI espera uma franca disseminação do uso de cartões inteligentes em áreas como a de saúde (o cartão pode conter fichas dinâmicas, com toda a evolução do quadro clínico e as intervenções médicas) ou no segmento de tíquetes de alimentação ou transporte. Como resultado de sua estratégia, a Emosyn já é detentora de 10% das vendas de cartões inteligentes ao redor do mundo e espera para este ano um crescimento da ordem de 35% em todo o mundo.
Além de representar no Brasil alguns dos maiores desenvolvedores de circuitos eletrônicos do mundo, a PI Componentes mantém estrutura de consultoria de projetos e suporte a projetos de terceiros. A empresa oferece também treinamento em alta tecnologia de projetos e mantém um programa universitário (PUPI – Programa Universitário PI) que já destinou cerca de US$ 10 milhões para universidades brasileiras interessadas em explorar a tecnologia de seus parceiros internacionais