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Planejamento, um comportamento de crise?

Os consumidores estão exercitando a habilidade de comprar de forma mais consciente. Cada vez mais eles estão mais dispostos a gastar mais tempo e esforços nos processos de consumo para garantir o melhor negócio. Dessa maneira, 40% declararam que já fazem pesquisa até mesmo para compras rotineiras, como as de supermercados, conforme aponta o novo estudo da agência nova/sb. Também foi apontado que o planejamento foi considerado por 39% dos entrevistados como um comportamento usual em tempos de crise. De acordo com os dados, 61% das pessoas planejam antes de consumir qualquer item, evitando assim os gastos por impulso.

Na busca por equalizar preço e qualidade, os consumidores apostam em táticas variadas. Nesse universo, o território de pesquisa mais utilizado é a internet, sendo empregada por 56% das pessoas para comparar preços. Enquanto, 53% ainda preferem visitar diferentes lojas físicas para selecionar o melhor negócio. Da mesma forma, os dispositivos móveis tem se tornado o maior aliado na hora de buscar ofertas e valores acessíveis. Para 47%, o uso de celulares e tablets como ferramenta de pesquisa é frequente. A maior parte dos consumidores utilizam os aparelhos para checar preços e opções de marcas e modelos.

AJUDA NO WHATSAPP

O aplicativo WhatsApp também foi levantado como um dos recursos mais buscados por quem quer fazer economia. A interação é o principal motivo, já que o aplicativo proporciona a troca rápida de dicas, opiniões e experiências.  De acordo, com a pesquisa, 35% das pessoas tiram fotos de produtos para pedir opiniões a amigos e parentes, e desta forma ser mais assertivo na hora de consumir. Além disso, os clientes também têm procurado nas redes sociais opiniões. Com isso, 43% revela que procura nessas mídias feedbacks e informações sobre as marcas.

Os dados do estudo são de março e abril deste ano e representam os resultados de mais de duas mil entrevistas, realizadas em todo o país, com a metodologia popysnergy, exclusiva da agência.

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