Em 2013, 46 empresas, que representavam juntas 63% do total de reclamações registradas em 2012 pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, foram convocadas para apresentarem propostas de redução de demandas junto à Fundação com o objetivo de melhorar o relacionamento com seus consumidores. Entre as três metas propostas estavam: redução de demandas registradas no Procon-SP em 2013 em relação ao ano de 2012, o aumento do índice de solução em fase preliminar e o aumento do índice de reclamações atendidas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2013.
Entre as 46 empresas convocadas, 17 firmaram compromissos com as três metas propostas, 19 empresas/grupos se comprometeram com duas das metas propostas e 10 empresas/grupos não apresentaram metas. Analisando os resultados atingidos em cada uma das metas propostas, o conjunto de empresas que se comprometeram com a redução de demandas, que estimavam uma redução de 7%, superaram significativamente a meta reduzindo em 15% a quantidade de CIPs emitidas para esses fornecedores.
As empresas que se comprometeram com o aumento no índice de solução em fase preliminar alcançaram o resultado de 80% de solução das demandas em 2013, registrando ligeira melhora em relação aos 77% em 2012. Com relação ao aumento de reclamações atendidas no Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2013 em comparação com o cadastro anterior, o conjunto de empresas comprometidas com a meta elevou de 53% (2012) para 56% (2013) o número de reclamações atendidas.